Mais de 50 arruamentos serão intervencionados.
Buracos na rua e passeios destruídos são alguns dos problemas de mobilidade que se colocam diariamente a quem circula, a pé ou de automóvel, um pouco por todo o Concelho.
Preocupado com o atual estado de alguns arruamentos, agravado com a intensidade das chuvas dos últimos meses, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos efetuou hoje, dia 10 de fevereiro, um levantamento das intervenções mais urgentes quer ao nível do espaço urbano quer ao nível da mobilidade.
Como tal, o Dr. Guilherme Pinto fez-se acompanhar numa visita no terreno pelo vereador do Espaço Urbano, Prof. António Correia Pinto, Vereador da Mobilidade, Dr. José Pedro Rodrigues, além dos presidentes das uniões de freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, António Moutinho Mendes, e de Guifões, Custóias e Leça do Balio, Pedro Gonçalves.
O objetivo da visita foi a elaboração de um Plano de Reabilitação de Vias Municipais. Ao todo, são 57 os arruamentos em todas as freguesias do Concelho que serão arranjados nos próximos tempos.
Na União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, as ruas a intervir são as seguintes: Rua Tenente F. José da Sila; Rua e Travessa Maria do Carmo Freire, Rua de Antevila, Ruas dos Castanheiros, Rua da Brévia, Rua Silva Aroso, Rua Armando Vaz, Rua do Progresso, Rua D. Marcos da Cruz, Rua Joaquim Alves da Silva e a rua de acesso de ao Horto Municipal, junto ao Monte S. Brás.
Na União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, são as seguintes: Rua Augusto Gomes, Av. Joaquim Neves dos Santos, Rua Dr. Eduardo Torres, Av. Vila Garcia Arosa, Av. Menéres, Av. Meneres com rua Brito Capelo, Rua Roberto Ivens entre Av. Menéres e rua Sousa Aroso, o cruzamento da Rua Sousa Aroso com rua Brito Capelo, Rua Sousa Aroso, Av. Afonso Henriques, Rua Brito Capelo, Av. Serpa Pinto, Av. Álvaro Castelões, Rua Tomás Ribeiro no cruzamento com Alvaro Castelões, Rua 1º Maio, Rua Óscar da Silva, Rua Veloso Salgado, Rua Fernando Aroso e Rua Direita.
A maior intervenção será executada na União de Freguesias da Senhora da Hora e S. Mamede de Infesta nas artérias: Rua de Godinho Faria; Rua Sá e Melo; Rua das Laranjeiras; Rua José Coutinho; Rua Padre Costa; Rua Bouça das Cavadinhas; Rua Alto do Viso; Rua S. Gens até Senhora da Penha; Rua Fernando Oliveira Leite, rua do Alecrim, rua do Cedro, rua e travessa da Murta; Rua S. Gens e Rua da estação velha até à rotunda dos Quatro Caminhos; Rua do Sobreiro; Av. Vasco da Gama entre a Av. Calouste GulbenKian e a Rua da Lagoa; Travessa Vasco da Gama; Av. Vasco da Gama no cruzamento com a Rua Eça de Queiros; Rua da Lagoa; Rua da Lagoa no cruzamento com a rua Costa Fontes; Rua Augusto Fuchini; Rotunda Av. Caloust Gulbenkian junto à ESAD; Rua Dr. Eduardo Torres junto ao hospital Pedro Hispano; Av. Merignac.
Por fim, na União de freguesia de Custóias, Leça Balio e Guifões serão arranjadas a Rua Regadio; Rua Santos Leça; Rua de Custió; Rua de Gondivai; Rua do Araújo; Rua de Recarei e o cruzamento do Padrão da Légua.
![]()
