Sétima edição promete três dias cheios de muita animação
Os Piratas estão novamente de visita a Matosinhos e prometem animar o fim-de-semana de quem passar por Leça da Palmeira.
A partir de hoje e até domingo, a zona envolvente ao Forte Nossa Senhora das Neves transforma-se numa espécie de cenário de filme de aventuras onde irá decorrer a recriação histórica de “Os Piratas”.
Fortificações como a de Leça da Palmeira foram construídas ao longo da costa portuguesa para resistir aos ataques dos corsários, permitindo uma maior vigilância do território.
Este evento, promovido pelo sétimo ano consecutivo pela Câmara Municipal de Matosinhos, alcançou grande sucesso desde o seu início e tem crescido de dimensão, com o passar dos anos.
“É de algum modo surpreendente que o imaginário ligado à pirataria marítima dos séculos XVI, XVII e XVIII continue, em pleno século XXI, a exercer um tão grande fascínio sobre pessoas de todas as idades. Mas basta ver como, anos após ano, a recriação histórica que a Câmara Municipal de Matosinhos promove em Leça da Palmeira tem vindo a atrair um número crescente de pessoas que, mesmo sendo de idade adulta, se mascaram de corsários de modo espontâneo e, desse modo, se integram e participam nesta grande festa, interagindo com os figurantes contratados”, refere a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro que explica ainda importância desta recriação: “Os Piratas cumprem, assim, uma tripla função: preservam a memória histórica de um período em que as povoações costeiras de Matosinhos foram efetivamente frequentadas (e aterrorizadas) por piratas vindo de várias paragens (é mesmo historicamente plausível que o famoso Francis Drake por aqui tenha passado), motivando a construção do forte que hoje serve de cenário à recriação; oferecem aos matosinhenses e a todos quantos nos visitam um momento de lazer único, divertido e muito diferente; e permitem, graças à estreita colaboração com o tecido empresarial local, três dias de grande animação e também de forte dinamização empresarial”.
O Vereador da Cultura, Fernando Rocha, refere que “independentemente da geração a que se pertença, quase toda a gente cresce em estreito convívio com as histórias de pirataria protagonizadas por flibusteiros tão icónicos como Sandokan, o tigre da Malásia, o mais peculiar capitão Jack Sparrow ou o capitão Blood protagonizado por Errol Flynn. Nem toda a gente sabe, porém, que existiu em Matosinhos o pirata Sá das Galés, que teve um papel decisivo no triunfo do Mestre de Avis sobre os castelhanos e se tornou capitão donatário destas terras, ou que o areal hoje conhecido como Praia da Memória foi, outrora, a Praia dos Piratas, topónimo que testemunha bem a influência dos corsários no nosso território”.
Ao longo dos próximos três dias não faltarão motivos para uma visita ao recinto, entre os quais a apresentação do livro “O Forte de Leça da Palmeira- Um castelo de rosas contra piratas” da autoria do historiador Joel Cleto.
A sessão está marcada para amanhã às 15h00 e contará com a presença do autor. À semelhança do que aconteceu em recriações histórias anteriores, Joel Cleto veste a pele de uma das personagens da época retratada num livro editado pela Câmara Municipal de Matosinhos destinado ao público infantojuvenil. Ernesto é o nome da personagem da obra, através da qual ficamos a conhecer a história da construção do forte de Leça da Palmeira, bem como a sua relação com os ataques dos piratas que assolavam as costas da região.
As ilustrações do livro de Joel Cleto são da autoria de Luís Moreira, enquanto o design é da responsabilidade de Nuno Leal.
Quanto ao programa de “Os Piratas” para o fim-de-semana, como habitualmente é muito variado e destina-se a todo o tipo de público. Haverá muita música, dança, espetáculos, artesanato, gastronomia e animação à espera dos milhares de visitantes.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
