Exposição de fotografia de Luís Reina no Teatro Municipal de Matosinhos até 5 de novembro
A exposição de fotografia de Luís Reina “Petra, história escrita na pedra” foi ontem inaugurada no Foyer do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.
A cerimónia de abertura contou com um momento musical protagonizado pela violinista arménia, Ophelia Nanagyulyan.
De acordo com as palavras do fotógrafo, a exposição permite “uma viagem fotográfica a este grandioso sítio arqueológico Jordano. Um dia passado neste local inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade. Imagens que permitem descobrir a história de ontem e de hoje como forma de chegar sempre a um amanhã que irá sempre recordar os grandiosos caminhos da história das nossas raízes.”
Luís Reina nasceu na cidade do Porto no ano de 1962. Apaixonado por viagens, tem na escrita, na fotografia e na pintura os seus amores. Através destas artes procura transmitir todo o fascínio de um mundo muitas vezes desconhecido. Cada trabalho seu encerra uma história dentro da sua própria história pessoal e universal. A fotografia documental de viagem que realiza é essencialmente analógica. Começou por se interessar há uns anos pela mobile photo.
Luís Reina obteve o primeiro lugar do júri e do público no concurso Terra um Tesouro a Preservar do Departamento de Geologia da FCUP e do Porto Cidade da Ciência e a Menção honrosa nos primeiros Mobile Prize do Mira Campanhã, na vertente cor e P&B.
É um dos fotógrafos coautor dos livros – “Fragrâncias de Luz” de 2012 das Edições Vieira da Silva; “Nepal, pelos Trilhos da Luz” de 2016 e “Arquitectur’ Arte de Bem Defender” ambos da editora Seda Publicações.
Está representado em várias coleções particulares e públicas.
A exposição pode ser vista no Foyer do Teatro Municipal de Matosinhos até ao dia 5 de novembro, nos seguintes horários: de segunda a domingo, entre as 10h e as 13h e as 14h00 e as 18h; em vésperas e dias de espetáculo das 10h às 13h, das 14h00 às 19h30 e das 20h30 às 23h.
Para o encerramento da exposição, agendado para 5 de novembro, está prevista a atuação do Coro Lua Nova, bem como uma conferência proferida por Luís Reina no Café-Concerto do Teatro Municipal de Matosinhos.