A Galeria Municipal de Matosinhos foi ontem palco do lançamento do livro ‘Perpétua Transparência’, de Francisco Laranjo, no âmbito da exposição com o mesmo nome patente neste equipamento municipal.
Com coordenação editorial de Miguel von Hafe Pérez (curador da exposição), esta edição da Câmara Municipal de Matosinhos surge como elemento que transcende o catálogo expositivo: além de repositório visual da mostra apresentada em Matosinhos, trata-se de uma publicação onde se reúnem textos vários, com depoimentos dirigidos a, e sobre, Francisco Laranjo.
Recorde-se que a exposição ‘Perpétua Transparência’ abriu o calendário programático de 2024 da Galeria Municipal, reafirmando a importância deste artista no panorama nacional e internacional das Artes Plásticas.
Exposição pensada e desejada em vida pelo Artista, “Perpétua Transparência” é a primeira iniciativa que presta homenagem a Francisco Laranjo depois do seu desaparecimento precoce, em novembro de 2022.
Com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, este regresso da pintura de Laranjo a Matosinhos estava há muito a ser planeado, delineado e concebido pelo próprio, acompanhado de um grupo de notáveis como Miguel von Hafe Pérez, Eduardo Souto Moura e o filho Francisco, num trabalho de partilha e comunhão entre artistas e amigos.
A exposição, que pode ser visitada até ao dia 30 de março, apresenta uma seleção de obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea.