14.09.11
Inauguração da EB das Ribeiras e JI de Perafita.
Uma escola “novinha” em folha e “vestida” de verde-esperança surpreendeu os alunos da EB das Ribeiras, em Perafita que, mal entraram no recinto da recém-requalificada escola, sentiram de imediato o clima festivo destes primeiros dias de aulas. Insufláveis, palhaços e balões ajudaram à festa mas a curiosidade de conhecer cada recanto, de estar junto dos pais numa nova sala de aula e de reencontrar colegas foi motivo ainda maior para a alegria estampada no rosto das crianças.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, tendo a seu lado o Vereador responsável pelo Pelouro da Educação, Prof. Correia Pinto, o Presidente da Junta de Perafita, Miguel Hora, e o Director do Agrupamentos de Escolas de Perafita, Óscar Pereira, visitou este estabelecimento de ensino que foi alvo de um projeto de requalificação e ampliação, com o intuito de dotar o equipamento existente de instrumentos de resposta mais eficazes às necessidades e ambições subjacentes aos projectos educativos, traduzindo-se esta intenção numa profunda reorganização do edifício existente e na construção de um novo edifício.
A intervenção nesta escola permitiu a eliminação dos módulos pré-fabricados instalados para o funcionamento de duas salas de aula e de sanitários e a criação de novos espaços independentes, designadamente, sala polivalente, salas para atividades de enriquecimento curricular, sala de tecnologias de informação e comunicação (TIC), sala de professores, sala de funcionários e sala para a associação de pais.
A cozinha foi alvo de uma profunda remodelação, dotando-se esta instalação com todas as condições de segurança alimentar e com uma vasta gama de equipamentos de vanguarda, que permitem a confeção de refeições de elevada qualidade. O espaço exterior foi requalificado, criando-se um parque infantil anexo às salas da educação pré-escolar.
Envolvendo um investimento na ordem de milhão e 850 mil euros, a nova EB das Ribeiras dispõe de duas salas para a educação pré-escolar e 14 para o 1.º ciclo e no ano letivo 2011/2012 funcionará com 45 crianças do pré-escolar e 223 alunos do 1.º ciclo.
“Quando se cumpre, há um sentimento de satisfação”, referiu o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, referindo que a Autarquia já construiu e/ou requalificou 31 escolas num universo de 65 desde 2005. “31 escolas falam pelo nosso esforço e comprovam que a Educação é, de facto, uma prioridade em Matosinhos”, acrescentou o autarca.
Depois da EB das Ribeira, seguiu-se o JI de Perafita. A EB de Perafita-foi requalificada na sua valência de educação pré-escolar, através da construção de raiz de um novo edifício que permitiu substituir as antigas instalações do JI da Guarda, otimizando-se as condições existentes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e de apoio. Este novo equipamento dispõe de 4 salas para a educação pré-escolar, distribuídas por 2 edifícios, dando resposta às necessidades educativas de, aproximadamente, 100 crianças. O novo jardim de infância contempla, ainda, todas as áreas pedagógicas complementares e instalações de apoio, nomeadamente, sala polivalente, refeitório, sala para educadores, gabinete para coordenadora e recreios cobertos. A construção desta escola envolveu um investimento de 770 mil euros.
No momento de inauguração deste jardim de infância, perante uma plateia composta por pais, crianças, educadores e auxiliares, o Presidente da Junta de Freguesia de Perafita, Miguel Hora, mostrou toda a sua satisfação, agradecendo à Câmara Municipal de Matosinhos a esforço que tem feito para dotar Perafita de novos equipamentos.
Por sua vez, o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, recordou que, em 2005, o concelho de Matosinhos já estava num bom nível no que diz respeito à Educação mas havia ainda muito trabalho por fazer. Desde então, a caminhada foi longa e frutífera: criou-se o Conselho Municipal da Educação, definiu-se a Carta Educativa que identificou as principais necessidades das dez freguesias; e fez-se, desde então, um investimento de mais de 40 milhões de euros, requalificando e/ou construindo 31 escolas e criando mais de 300 salas de aulas novas. Até 2013, explicou o Vereador, deverão ser requalificadas mais 9 escolas. “Matosinhos tem o futuro assegurado”, concluiu.
Para o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, a Câmara fez a parte mais fácil: construiu as escolas. “O mais difícil vem aí. A partir de agora não há desculpas. O futuro depende do empenhamento de pais, alunos, professores e educadores. Temos de mobilizar toda a gente para fazer comunidade todos os dias”, explicou o autarca apelando à união de toda a comunidade educativa em prol do futuro das crianças do concelho de Matosinhos.

Conteúdo atualizado em14 de setembro de 2011às 16:19
