Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, falou sobre Associativismo e a sua Presença Generosa na Cidade.
O Cineteatro Constantino Nery foi o palco escolhido para mais uma conferência promovida no âmbito do “PensActos” – Dialugares na Cidade”, que decorreu na passada sexta-feira, dia 11 de março com o apoio da Câmara de Matosinhos.
A participação na vida social é um compromisso voluntário e generoso com a sociedade através do qual a pessoa se envolve em atividade e instituições que contribuem para a vitalidade da comunidade a que se pertence, ou seja, um direito e um dever de todos os que fazem parte de uma comunidade social ou política. As associações locais desempenham um papel fundamental funcionando como um fator de promoção de desenvolvimento equilibrado e sustentável, de coesão social, valorização territorial, realização pessoal e humana.
A conferência esteve a cargo de Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, que dissertou sobre o vasto tema - Associativismo e a sua Presença Generosa na Cidade - explorando e refletindo sobre as várias vertentes da matéria. Também o Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, teceu algumas considerações e opiniões sobre o tema em debate referindo-se às associações como “entidades especiais onde cada um procura dar o melhor que tem e cujo retorno é o sorriso interior de quem sabe ter uma vida preenchida e, de quando em vez, de um outro sorriso de ternura e agradecimento de alguém”.
A Paróquia de Matosinhos e o seu pároco, Manuel Monteiro Mendes, fizeram também parte da comissão organizadora desta iniciativa que tem como principal objetivo o desejo e a capacidade para dialogar com a sociedade e as suas questões, procurando encontrar caminhos concretos que possam levar, cada homem e cada mulher, a atuar de modo diferente.