Ensaios para o espetáculo de amanhã em Matosinhos decorrem na Casa da Música
Pedro Abrunhosa regressa amanhã a Matosinhos para um concerto único.
Integrado na programação do Festival Matosinhos em Jazz, o espetáculo está agendado para amanhã à noite, na Praça Guilhermina Suggia, em frente à Igreja Matriz.
Neste concerto, Pedro Abrunhosa vai revisitar o seu repertório em palco com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dirigida pelo maestro Baldur Brönnimann.
“É um espetáculo com a particularidade de unir duas vertentes que geralmente não se encontram, a vertente mais pop e uma vertente mais elaborada neste contexto de orquestra sinfónica. É um risco, mas o resultado é uma simbiose de poesia”, disse Pedro Abrunhosa.
Também para o maestro Baldur Brönnimann “esta é uma grande oportunidade de tocar com uma pessoa como o Pedro (Abrunhosa)”. “Para nós, músicos, é muito divertido. Desde o seu início que as orquestras sempre tocaram com artistas populares. Não nos podemos focar só na música clássica. As canções funcionaram muito bem. Algumas são líricas, outras têm outros ritmos, mas que funcionam”, explicou o maestro.
Em 25 anos de carreira são muitos os êxitos- quer com os “Bandemónio” quer com os atuais “Comité Caviar”, que marcaram mais do que uma geração e que Pedro Abrunhosa irá recordar.
“Não posso +”, “Socorro”, “Lua”, “Tudo o que te dou”, “Fazer o que ainda não foi feito”, “Será”, “O meu querido filho”, “Momento”, “É preciso ter calma”, “Ilumina-me”, “Se eu fosse um dia o teu olhar”, “Rei do Bairro Alto”, “Eu nem sei quem te perdeu”, “Para os braços da minha mãe”, “É preciso ter calma” são alguns desses temas.
Os novos arranjos e a adaptação para orquestra sinfónica foram da responsabilidade do compositor e maestro Pedro Moreira.
Pedro Abrunhosa dará ainda a conhecer duas músicas do seu novo álbum, que será lançado em outubro, entre as quais “Vem ter comigo aos Aliados”.
Os ensaios têm decorrido na Casa da Música. Presente no ensaio imprensa de hoje esteve o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.
O músico elogiou “a união das autarquias com a cultura”, reconhecendo que se nota “uma mudança de paradigma”. “As autarquias, quer em Matosinhos quer na Área Metropolitana do Porto, já olham para a cultura como geradora de riqueza. O turismo não pode ser só sol e praia. A cultura é um fator de agregação sociológica”, afirmou Pedro Abrunhosa no ensaio de imprensa.
O concerto, marcado para as 22h00 de amanhã, tem entrada livre.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
