“Contramão” foi o álbum apresentado por Pedro Abrunhosa & os Comité Caviar na noite da passada sexta-feira, dia 21 de março, no Cine-Teatro Constantino Nery.
Sala cheia numa noite repleta de emoções. Pedro Abrunhosa entrou em palco com “Toma conta de mim”, passou pelos vários temas do seu novo trabalho, e voltou também atrás no tempo para relembrar músicas de álbuns anteriores que são presença obrigatória nos seus concertos e continuam no ouvido de todos nós.
Pelo meio, o artista contagiou ainda o público com o seu lado mais “cómico” e bem disposto, partilhando alguns episódios peculiares de concertos e atuações anteriores e histórias divertidas que explicaram como surgiram alguns gestos que fizeram história e acompanham, ainda hoje, as suas músicas.
Sempre mostrando o seu lado irreverente, aproveitou para falar da crise em que mergulhou o nosso país e a forma como utiliza as suas músicas para mostrar o que pensa, o que sente, o que o revolta, e enaltecendo o que temos de bom e alguns dos motivos que nos devem fazer sentir orgulhosos e com esperança de um futuro melhor.
Entretanto, foi possível ouvir mais algumas músicas e sentir “Pedro Abrunhosa” que calcorreou toda a plateia do Nery, cumprimentando alguns dos presentes, dançando com alguns outros, tirando fotos com alguns mais, e incitando ainda outros a subir ao palco e a cantar com ele e com os Comité Caviar.
A primeira tentativa de Pedro Abrunhosa sair do palco e finalizar o concerto foi em vão. O público queria ouvir “Para os braços da minha mãe”, uma música que tocou especialmente a plateia do teatro municipal de Matosinhos, não fosse este um tema de homenagem aos muitos emigrantes portugueses que proliferam cada vez mais um pouco por todo o mundo.
O espetáculo, que contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, e das Vereadoras Dra. Lurdes Queirós Dra. Joana Felício, teve a duração aproximada de 3 horas e culminou com o conhecido tema “Tudo o que eu te dou” com todo o público em pé e a acompanhar Pedro Abrunhosa & os Comité Caviar.
“Um espetáculo que ficará para sempre na minha memória” era um dos comentários mais frequentes que era possível ouvir, aqui e ali, por parte de algumas pessoas que permaneceram no átrio do Cine-Teatro Constantino Nery no final do concerto, muitos deles à procura ainda de um autógrafo do músico.
Sobre o concerto no Cine-Teatro Constantino Nery, Pedro Abrunhosa afirmou “ Sou pequeno perante o imenso que recebi neste palco. Jamais esquecerei este espetáculo: cada um dos presentes trouxe-me um poema que soou bem mais alto que a noite, enchendo de estrelas o céu fechado do teatro. Foi uma sintonia de futuro, de nomes e destino. Bem hajam e Obrigado.”
Um concerto promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos cuja característica predominante foi a qualidade musical e a interação de Pedro Abrunhosa com o público. Um espetáculo intimista que contagiou todos e não deixou ninguém indiferente.
![]()
