Na pausa letiva do Natal, a Câmara Municipal de Matosinhos promoveu um conjunto de atividades destinadas aos mais novos.
Na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, decorreram, na última semana, os tradicionais ateliês de Natal. Destinados a crianças entre os 6 e os 12 anos, os ateliês de Natal tiveram como objetivo despertar a criatividade e imaginação dos participantes, com a construção de decorações de Natal em papel, nomeadamente de pais-Natal, bonecos de neve e estrelas.
Paralelamente, decorreu a Hora do Conto, com a leitura de contos de Natal de Cidália Fernandes, acompanhados de música.
Por sua vez, o Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, acolheu as Oficinas de Inverno “Teatro para Petiz- Como fazia o menino Dinis”, inspiradas nas histórias da casa da família Santiago. Os participantes, dos 6 aos 12 anos, tiveram a oportunidade de criar marionetas e cenários para uma história que tiveram de criar e representar.
Já no Parque Ecológico Monte de S. Brás, realizaram-se oficinas de confeção de doces de Natal sustentáveis e de construção de estrelas de Natal com materiais reutilizados.
Já as três Casas da Juventude de Matosinhos organizaram um programa diversificado a pensar nas crianças e jovens dos 9 aos 13 anos. Visitas à Casa da Arquitectura e à fábrica de conservas Pinhais, atividades de trampolins e escalada, workshops de artes plásticas e culinária, espetáculo “Aladino no Gelo”, circo de Natal, foram algumas das iniciativas realizadas.