Autor do Museu dos Coches visitou hoje as obras da Real Vinícola
O arquitecto Paulo Mendes da Rocha visitou hoje as futuras instalações da Casa da Arquitectura, no quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos.
O arquiteto brasileiro, vencedor do Prémio Pritzker 2006, é o autor do projeto do Museu dos Coches, em Lisboa, projeto esse que doou em 2015 à Casa da Arquitectura.
Paulo Mendes da Rocha foi um dos primeiros arquitetos a oferecer materiais originais para integrar a Coleção Arquitetura Brasileira – um vasto acervo de projetos, desenhos, maquetes e livros que conta a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à atualidade.
Numa visita guiada pelo Vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, Paulo Mendes da Rocha, juntamente com a esposa e filha, visitou as instalações da Real Vinícola, que estão a ser reabilitadas pela Autarquia.
Edificado entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul. Adquirido pela Autarquia, em 2000, o edifício foi classificado como monumento de interesse público.
As obras de reabilitação visam adequar o edifício às suas novas funções. Ainda este ano, a Real Vinícola passará a acolher a sede da a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura.
Além de Paulo Mendes da Rocha, estão já representados no acervo da Casa da Arquitectura, entre outros, projetos e maquetas de outros vencedores do prémio Pritzker como Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.
A nova Casa da Arquitectura contará com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da Real Vinícola, onde também ficará instalada a Orquestra Jazz de Matosinhos e outras empresas da área criativa.
O projeto de reabilitação do imóvel é da autoria do arquiteto Guilherme Vaz.
O investimento total ronda os oito milhões de euros.
Depois de Matosinhos, Paulo Mendes da Rocha participa, esta noite, na estreia exclusiva do filme “Tudo é Projeto” de Joana Mendes da Rocha e Patrícia Rubano, na Casa das Artes, no Porto.
O documentário sobre a vida e obra do arquitecto brasileiro vai, de resto, integrar o arquivo da Casa da Arquitectura.
Amanhã, Paulo Mendes da Rocha desloca-se à Universidade Lusófona do Porto para receber o grau de Doutor Honoris Causa em Arquitectura.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
