
Casa cheia assinalou mais um aniversário do Teatro Municipal
A assinalar o seu 8º aniversário, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu no sábado à noite Paulo Gonzo com os “Concertos Íntimos”.
Paulo Gonzo esteve ao rubro e “deu quase tudo” contagiando o público que com a sua energia em palco.
O Vereador da Cultura, Fernando Rocha, fez questão de marcar presença neste concerto comemorativo de mais um aniversário da emblemática sala de espetáculos matosinhense.
Paulo Gonzo é uma referência obrigatória na música pop produzida em Portugal nas últimas duas décadas. Graças a uma voz de caraterísticas únicas, canções marcantes e uma forte personalidade, Paulo Gonzo é um artista que consegue apelar tanto ao público feminino como ao masculino, abrangendo também diversos escalões etários.
O seu talento e sucesso como cantor, compositor e intérprete fazem dele um dos mais conceituados artistas portugueses da atualidade e uma das grandes vozes dos nossos dias.
Paulo Gonzo começou a tocar em bares e clubes locais em 1975, como membro fundador, cantor e compositor da Go Graal Blues Band. Foi o primeiro álbum, intitulado “Go Graal Blues Band” e o single “Outside” que Paulo Gonzo iniciou uma longa e bem sucedida carreira musical.
O ano de 1986 foi um marco na carreira a solo de Paulo Gonzo, que gravou o seu álbum de estreia “My Desire”. Este trabalho reúne materiais originais escritos por Charlie Midnight, Dan Hartman, Daniel Lavoie e Jimmy Scott, bem como uma espantosa interpretação de Otis Redding em “These Arms of Mine”.
Neste período foi lançado o single “Stay”, que vendeu 10.000 cópias e se manteve no top das músicas mais vendidas durante semanas a fio. No seguimento deste sucesso, Paulo Gonzo grava “My Girl/She Knocks Three Times” e, no final de 1989, é lançado “Can’t Be With you”.
Mas é em 1992 que Paulo Gonzo lança o seu primeiro álbum em português, “Pedras da Calçada”. Das doze músicas que fazem o alinhamento deste registo, uma distinguiu-se em termos de popularidade através da sua melodia distinta e sensualidade: “Jardins Proibidos”. Este tema solidifica a carreira de Paulo Gonzo que se torna numa referência no panorama musical português.
Em 1997, o álbum “Quase Tudo” foi o maior sucesso de Paulo Gonzo até à data, atingindo a sêxtupla platina e solidificando mais o nome e a carreira do músico em Portugal. A compilação reúne alguns dos seus melhores trabalhos até à data, incluindo uma versão de “Jardins Proibidos”, cantada em parceria com Olavo Bilac (Santos e Pecadores).
O projeto seguinte de Paulo Gonzo, “Suspeito” (1998), foi produzido por Frank Darcel e algumas letras dos seus temas são da autoria de Pedro Malaquias e Rui Reininho. Paulo Gonzo juntou-se a um leque de músicos extraordinários como, Bernardo Sassetti, Zé Pedro (Xutos e Pontapés), Gonçalo Pereira, Texino, Dalu, Nani Teixeira, Phillippe Decock e Flak (ex-Rádio Macau). Os casos de sucesso das músicas de Paulo Gonzo repetiram-se em “Pagava P’ra Ver”, “Ser Suspeito”,“Fogo Preso” e “Humano e Pouco Mais”.
Em 1999, Paulo Gonzo lança “Live Unplugged”, um álbum ao vivo que retrata a sua carreira desde o seu primeiro single a solo, “So do I”, até “Ser Suspeito”. Deste álbum constam os êxitos “Jardins Proibidos” e “Dei-te Quase Tudo”, entre outras pérolas musicais.
2005 foi o ano em que Paulo Gonzo comemorou 20 anos de carreira a solo, regressando com um novo álbum, homónimo. “Paulo Gonzo” e o conceito que o rodeia rebuscam de forma indelével o passado “bluesy” de Paulo Gonzo, trazendo à superfície as influências musicais que o têm acompanhado desde o início com a “Go Graal Blues Band”. O registo contou desta feita com a participação de Rui Veloso.
Em Novembro de 2011, Paulo Gonzo lança o álbum de originais “Só Gestos”, que conta com a participação especial de Tito Paris, Pedro Jóia e Miguel Sousa Tavares, este último como letrista do tema “Vem”. Os dois singles “São Gestos” e “O (teu) brinquedo” conquistaram rapidamente um lugar de destaque nas playlists das principais rádios do país.
Em 2012, Paulo Gonzo celebrou 35 anos de carreira com dois concertos esgotados nos Coliseus do Porto e de Lisboa, onde contou com convidados muito especiais como Jorge Palma, Rui Reininho, Lúcia Moniz, Zé Pedro e Tito Paris.
A 25 de Março de 2013 é lançada a edição especial de “Só Gestos” de Paulo Gonzo, que inclui o tema “Vencer Ao Amor” em dueto com a cantora-sensação espanhola India Martínez. Esta nova edição conta com com 2 faixas bónus, duas versões deste dueto tão especial, em português e castelhano. Em dezembro deste ano o novo álbum de Paulo Gonzo "duetos" é disco de platina, incluindo duetos com Ana carolinha, Anselmo Ralph, Jorge Palma, Matias Damásio, Rui Reininho e Bernardo Sassetti, Tito Paris, India Martínez, Mario Biondi, Fafá de Belém, Carlos Rivera e Tammy Payne.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
