Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto faleceu esta madrugada.
A Câmara Municipal de Matosinhos manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, esta madrugada, aos 53 anos, na sequência de um enfarte de miocárdio.
Paulo Cunha e Silva, licenciado em Medicina, Mestre e Doutor pela Universidade do Porto, foi Professor de Anatomia e professor Associado de Pensamento Contemporâneo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Paulo Cunha e Silva foi um dos principais responsáveis pela programação do Porto 2001, Capital da Cultura. Foi presidente do Instituto da Artes do Ministério da Cultura, Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Roma e Comissário de um extenso programa de Guimarães 2012.
Presidente da Comissão de Cultura do Comité Olímpico Português, Paulo Cunha e Silva colaborou durante muitos anos com a Fundação de Serralves, com a Fundação Gulbenkian.
Recentemente recebeu as insígnias de Chevalier des Arts et des Lettres pela República de França.
Nos últimos dois anos, como Vereador da Cultura na Câmara Municipal do Porto, participou no projeto de cooperação da Frente Atlântica do Porto, levando a cabo diversas iniciativas, entre as quais a ExperimentaDesign 2015. Era membro do Conselho de Administração da Casa da Arquitectura presidida por Guilherme Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Paulo Cunha e Silva foi um cidadão do mundo. O seu conhecimento, o seu bom gosto, a sua simpatia tornaram a sua personalidade distintiva e inesquecível.
Nesta hora de consternação, a Câmara Municipal de Matosinhos, que decretou um dia de luto municipal, expressa as mais sinceras condolências a toda a família enlutada, estendendo os sentimentos ao Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a todos os Vereadores, membros da Assembleia Municipal, funcionários e colaboradores da Câmara Municipal do Porto.