Município participa em projeto “Mater17” da Área Metropolitana do Porto
A atuação do COR(p)O Metropolitano, no Salão Nobre dos Paços fechou hoje a programação de Matosinhos do projeto “Mater17”, que envolve os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto em torno do seu património imaterial.
O COR(p)O Metropolitano é um coro intermunicipal e polifónico, composto por vozes dos 17 municípios que, em conjunto, cantam o território a partir do seu património material e imaterial.
Em Matosinhos, o COR(p)O Metropolitano contou com a coordenação artística de António Serginho e Sara Yasmine e com a direção musical de Beatriz Rola e Inês Luzio.
Além da música, a programação em Matosinhos do projeto “Mater17” incluiu, ao longo do dia, um conjunto de atividades como visitas guiadas, jogos tradicionais, entre outras, ligadas ao mar, à pesca e à indústria conserveira.
Fernando Martinho, da Turislavra - Cooperativa de Turismo de Lavra, orientou a visita à Casa do Mar e aos Tanques Romanos, que formam um núcleo museológico de grande importância histórica associado à pesca artesanal.
A Casa do Mar, na praia de Angeiras, recupera o local onde se guardava o barco, os utensílios para a faina e para a apanha do sargaço e pilado, que era aplicado nas práticas agrícolas. Ali bem perto, localizam-se os tanques romanos de salga de peixe, datados dos séculos II-IV d.C. e classificados como Monumento Nacional. Estes tanques, escavados na rocha, destinavam-se ao fabrico do “garum”, produto resultante da maceração de determinadas espécies de peixe, aperitivo muito apreciado pelos romanos.
Já em Matosinhos, coube a Agostinho Marques, da NAPESMATE - Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, liderar a visita ao Núcleo Museológico do Mar, que apresenta como exposição permanente um conjunto de objetos que fizeram parte do “modus vivendi” de tempos passados na comunidade dos pescadores matosinhenses.
Do programa, destaque ainda para a realização de jogos tradicionais no exterior do Museu da Memória de Matosinhos e, no seu interior, para a exibição de documentário do património imaterial sobre a indústria conserveira tradicional de Matosinhos acompanhada de uma sessão especial comentada pela Dr.ª Patrícia Sousa (Diretora de Marketing da Pinhais), Maria José Teixeira (colaboradora da Pinhais), Dr.ª Ana Paula Abreu (AMP), Dr.ª Renata Barbosa e Eng. Alexandre Sousa (ISMAI).
O projeto “Mater17”, recorde-se, é cofinanciado pela União Europeia, através do programa Norte2020.
