
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, inaugurou no sábado, dia 4 de Julho, pelas 11 horas, o Passadiço da Orla Costeira, entre a Agudela e Pedras do Corgo.
Refira-se que a execução de um passadiço de madeira, no âmbito de um projecto de Requalificação da Orla Costeira, abrangendo a zona da Praia do Cabo do Mundo até ao limite do concelho na zona do Rio Onda, em Angeiras, é uma aspiração da autarquia. A obra agora inaugurada representa um investimento de 1 milhão e 300 mil euros.
Trata-se de um projecto cujo objectivo principal reside na renovação de uma orla costeira bastante degradada, impulsionada agora com a execução um passadiço em madeira ao longo de toda a praia, conciliando, numa primeira fase, a requalificação de alguns focos dispersos, nomeadamente parques de estacionamento, bares de praia e pequenos jardins que, em conjunto com uma segunda fase, abranja toda a orla costeira, incluído a renovação dos arruamentos marginais.
O passadiço de madeira ao longo de toda a costa é resulta numa configuração que concilia as diversificadas topografias do local e as variadas utilizações que a população está habituada a efectuar, unindo pontos de interesse e de acesso por percursos que usufruem directamente da praia e que, por vezes penetram na malha urbana da cidade, concretizando ligações a outras zonas lúdicas que se localizam para lá da costa.
Por essa razão, o passadiço vai alternando entre um «passeio» elevado e estreito que por vazes alarga, formando plataformas e esplanadas, transformando-se em ponte ao passar por rios ou zonas baixas; «aterre» no terreno permitindo o acesso; crie plataformas ao nível da areia; prolongue o passeio da marginal; se eleve em consola; tudo isto deixando a natureza seguir o seu curso habitual.
Nesta inauguração marcada pela informalidade, e com actuação de alguns alunos da Escola de Dança e Música Alberta Lima, esteve também presente a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, bem como a Administradora da Matosinhos Sport, Engº Helena Vaz.
O plano de investimentos, que a autarquia tem vindo a cumprir, demonstra o elevado montante envolvido neste projecto. Um Plano diversificado, que permitiu o arranjo e conservação de áreas dunares, a dinamização de um percurso em passadiço, a valorização ambiental das ribeiras ou ainda a criação de sinalética informativa e direccional especifica.
Foi também desenvolvido um programa de iluminação de alto rendimento, constituído por elementos de led´s de alto brilho, o que vai permitir reduzir em 80% o consumo de energia eléctrica, relativamente aos sistemas tradicionais.

