
A Câmara Municipal de Matosinhos organizou uma série de actividades para ocupação dos tempos livres dos mais jovens durante este período de férias escolares. Ateliers vários, actividades desportivas, teatro infantil, workshops, visitas a alguns espaços e muito, muito mais, fizeram parte da programação.
Não faltaram, de facto, motivos para o divertimento dos mais jovens ao longo deste período de férias escolares da Páscoa.
As iniciativas foram muitas e de índole variada. Ateliers relacionados com a área do ambiente (energias renováveis, reutilização, alterações climáticas, entre outros), oficinas de artes plásticas e culinária, ateliers de escrita criativa, teatro infantil, workshops de escultura, dança, teatro, música, pintura, de construção e pintura de ovos de Páscoa, visitas ao património arquitectónico de Matosinhos, peddy-paper, actividades desportivas várias (futebol, basquetebol, ténis, ginástica, natação, patinagem, etc.) preencheram uma vasta programação pensada, a preceito, para fazer a delícia de todos.
As iniciativas percorreram vários espaços do concelho, designadamente, as Casas da Juventude de Matosinhos, Santa Cruz do Bispo e S. Mamede de Infesta, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a Biblioteca anexa de S. Mamede de Infesta, o Cine-Teatro Constantino Nery, o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
O Cine-Teatro Constantino Nery reabriu portas no passado mês de Novembro e juntou-se ao rol de locais onde decorreram iniciativas de ocupação de tempos livres.
“Os Bonecos vão ao Teatro” foi o nome dado ao atelier de cinema direccionado para crianças dos 8 aos 12 anos, que decorreu no Cine-Teatro Constantino Nery, de 30 de Março a 3 de Abril, com os formadores Graça Gomes e Nuno Beato.
Como vivemos no mundo da imagem, é importante que as crianças percebam como este tipo de coisas são feitas. A técnica utilizada nesta oficina é rápida, o que permite ver mais rapidamente resultados e, misturada com a participação do próprio corpo no vídeo, prende a atenção e joga com a impaciência dos mais novos.
Assim, durante 30 horas, ao longo de cinco dias, as crianças realizaram um pequeno filme em pixelação (técnica utilizada) em que os seus brinquedos vão ao Café-Concerto do Cine-Teatro Constantino Nery e vêem pequenas actuações dos seus donos.
O último dia do atelier ficou marcado pela projecção do filme para os pais.
No dia 19 de Abril decorrerá uma sessão pública de encerramento deste projecto inserido no Animar 4, que decorrerá no Auditório Municipal de Vila do Conde.
A boa disposição, o divertimento, o querer saber mais, o aperfeiçoar de técnicas, a descoberta de novos interesses, fizeram desta grande iniciativa um sucesso.
