Lançamento do Projecto do Parque de S. Brás após demolição de habitação.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, assistiu hoje à demolição de uma casa na Rua Monte S. Brás, junto à Capela com o mesmo nome, na freguesia de Santa Cruz do Bispo. Com esta demolição resolve-se um problema urbanístico antigo e valoriza-se a Capela e todo o seu enquadramento.
A solução encontrada pela Empresa Municipal Matosinhos Habit, que permite agora ultrapassar este problema urbanístico, passou pelo realojamento no Conjunto Habitacional das Farrapas da proprietária da habitação a demolida.
Com esta demolição pode avançar a criação do futuro Parque de S. Brás.
A estratégia base para este novo equipamento passa pela valorização ambiental do corredor ecológico formado pelo Rio Leça. Entre a Ponte do Carro (freguesias de Santa Cruz do Bispo e Guifões) e a Rua das Carvalhas (freguesia de Custóias), vai ser possível desenvolver um grande parque ecológico e urbano, já que serão criados espaços de convivência e lazer direccionados para as populações do concelho de Matosinhos.
O projecto, em fase de elaboração, prevê áreas desportivas informais, quinta pedagógica, área de alojamento jovem, escola canina, picadeiro e desportos radicais, entre outras valências.
Neste projecto vão participar, além da autarquia, outras entidades públicas e privadas, das quais se destaca o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.