Inauguração deste espaço verde localizado em Santa Cruz do Bispo é no próximo sábado, dia 18 de abril, pelas 15h30
O Parque Ambiental do Monte de São Brás, em Santa Cruz do Bispo, vai ser inaugurado no próximo sábado, 18 de abril, pelas 15h30, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto. O novo equipamento custou 1,6 milhões de euros e é o último de um conjunto de espaços verdes concretizados nos últimos cinco anos no concelho, nos quais a autarquia investiu cerca de três milhões de euros.
Com entrada pelas ruas de S. Brás e da Aldeia Nova, o Parque Ambiental do Monte de São Brás ocupa, nesta primeira fase, uma área de cerca de 3 hectares. Conta, para além dos habituais percursos de lazer e pontos de estadia, com uma casa agrícola e uma eira recuperadas, nas quais serão desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas, bem como programas de educação ambiental, procurando-se recriar o ambiente tradicional das explorações agrícolas do início do século passado.
Financiado em 85% por fundos comunitários, pelo Programa Operacional Regional do Norte – ON.2, o Parque Ambiental do Monte de São Brás passará ainda a ser o centro nevrálgico da gestão de todos os espaços verdes do concelho, produzindo as árvores e flores necessária à respetiva manutenção. Com três edifícios de apoio e cinco estufas, o parque é ainda atravessado por uma linha de água, cruzada por pontes de madeira.
Recorde-se que foram inaugurados anteriormente o jardim e o parque infantil da Agudela, em 2010, o Parque das Austrálias, em 2013, e o Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos, em 2014.