Bispo do Porto preside a comemorações do centenário
No dia em que foi distinguida pela Câmara Municipal de Matosinhos com a Medalha de Mérito Dourado, a Paróquia da Senhora da Hora celebrou o seu centenário.
A cerimónia decorreu ontem na Igreja Paroquial da Senhora da Hora. O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, presidiu à Eucaristia, que contou com a participação do pároco Amaro Gonçalo, e de todos os grupos corais litúrgicos da Paróquia da Senhora da Hora e pelo Vidi Aquam, Coral de Nossa Senhora da Hora.
A celebração contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, dos vereadores Fernando Rocha e Narciso Miranda, do administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia, e do presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.
A origem da Paróquia da Senhora da Hora remonta a 1514, na Fonte das Sete Bicas, local onde foi construída a capela de Nossa Senhora da Hora, que se tornou o primeiro templo da freguesia.
Desde essa altura, a Capela de Nossa Senhora da Hora foi alvo de várias intervenções, ganhando uma nova importância que viria a ser reconhecida quando D. António José de Sousa Barroso, Bispo do Porto, erigiu canonicamente a Paróquia de Nossa Senhora da Hora, há precisamente 100 anos.
Com a chegada da iluminação pública e do saneamento básico no início do século XX, a Senhora da Hora cresceu e ganhou a designação de freguesia.
Na década de 50, surge o desejo da construção de uma nova igreja. Com um projeto do arquiteto Paulo Sampaio, é inaugurada a 11 de fevereiro de 1963 a nova Igreja da Senhora da Hora.
Com o 25 de Abril, a freguesia da Senhora da Hora cresce com os investimentos nas áreas da educação, solidariedade social, saúde, comércio e serviços e, já na década de 80, é elevada a vila (23 de agosto de 1986).
A década de 90 marca a realização de grandes obras na Paróquia da Senhora da Hora, ao nível do cemitério, requalificação e restauração da Igreja Paroquial e da Igreja Antiga, e a construção da capela mortuária. Ainda nesta década são reativadas as Festas em honra de Nossa Senhora da Hora, 20 anos depois.
Com a viragem do século e a chegada do Metro do Porto, o desenvolvimento prossegue, culminando com a elevação da Senhora da Hora a cidade. Liderada desde 21 de setembro de 2008 pelo Padre Amaro Gonçalo Ferreira Lopes, a Paróquia da Senhora da Hora realiza um conjunto de obras, entre as quais a construção da nova residência paroquial, a requalificação da sede dos escuteiros, coro, catequese, antiga capela do centro paroquial, entre outras.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
