A piscina das Marés de Álvaro Siza e o Edifício dos Paços do Concelho de Alcino Soutinho são duas obras de Matosinhos que farão parte de uma exposição em Paris dedicada aos 50 anos da arquitetura portuguesa contemporânea.
A mostra intitulada "Os Universalistas - 50 anos de arquitetura portuguesa" e comissariada por Nuno Grande, será inaugurada na próxima terça-feira, integrando o programa das comemorações dos 50 anos da presença da Fundação Gulbenkian em Paris. Presente estará o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.
Câmara Municipal de Matosinhos, Alcino Soutinho
Além da exposição, haverá um conjunto de debates com a participação de grandes nomes da arquitetura portuguesa e francesa de várias gerações. As conquistas da Revolução de 1974, o moderno e o pós-moderno, o internacionalismo, universalismo e globalização serão os temas em debate.
Piscina das Marés, Álvaro Siza
Guy Amsellem, presidente da Cité de L'architecture et du Patrimoine, Artur Santos Silva, presidente da Fundação Gulbenkian, os arquitectos Álvaro Siza, Alexandre Alves Costa, Laurent Beaudouin, Gonçalo Byrne, Eduardo Souto de Moura, o escritor Dominique Machabert, Francis Rambert, diretor do Institut Français d'Architeture são algumas das figuras que estarão presentes, entre muitas outras