
Há precisamente um ano atrás, a Loja do Munícipe abria as portas, iniciando-se, desta forma, uma verdadeira revolução no atendimento público da autarquia, ao concentrar num único local todos os serviços até então distribuídos por diferentes espaços físicos.
E como em dia de aniversário não podiam faltar os “Parabéns”, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, juntaram-se à vasta equipa responsável pela Loja do Munícipe para simbolicamente soprar a vela deste primeiro aniversário. Os cidadãos na altura presentes na Loja foram “brindados” com uma fatia de bolo.
O Presidente da Assembleia Municipal, Guilherme Vilaverde, e os Vereadores Joana Felício, Fernando Rocha e Correia Pinto fizeram também questão de marcar presença nesta data tão importante para o atendimento público da autarquia.
E porque o dia de S. Martinho está a chegar, os munícipes que durante a manhã de hoje, dia 5 de Novembro, se deslocaram à Loja do Munícipe foram igualmente presenteados com castanhas assadas. Mais uma oferta simbólica que teve como objectivo assinalar o primeiro aniversário deste espaço de atendimento municipal.
Uma aposta assumida na modernidade, procurando a conciliação da estética e da funcionalidade, a Loja do Munícipe apresenta 16 postos de atendimento, entre os quais se destacam dois postos para assuntos relativos à Indaqua, e um horário mais alargado: abertura às 9.00 e encerramento às 18.00 horas, com excepção das terças e quintas-feiras, cujo encerramento se efectua às 20.00. Está também aberta à hora de almoço todos os dias da semana.
A Loja do Munícipe oferece um serviço eficaz, assegurado por uma equipa pluridisciplinar preparada para responder ou encaminhar com celeridade qualquer assunto, nomeadamente prestar informações gerais sobre as diversas áreas de actividade municipal; facultar modelos de requerimento; aceder ao estado dos seus pedidos/processos a decorrer nos serviços municipais; obter informações sobre taxas e licenças; efectuar pagamentos; fazer sugestões, reclamações e comentários; fazer pedidos de audiências com o executivo municipal ou com técnicos da autarquia; ou efectuar o seu registo na Loja do Munícipe online.
Este serviço de atendimento ao público, que nasceu vocacionado para estar próximo das pessoas, tem conseguido dar uma resposta célere e atempada ao número de atendimentos diários, mesmo nos momentos em que a afluência de munícipes é maior, fruto de uma acção concertada de toda a equipa quer do front-office, quer do back-office que, desde o primeiro momento, desenvolvem a sua actividade diária em pleno entrosamento com todas as unidades orgânicas da autarquia.
