Obra de poesia de Sara Miguel será apresentada no dia 18 de março.
“Palavras Baixinho”, uma coletânea de textos inéditos escritos durante 15 anos que nunca tinha sido editada, é o primeiro livro da autora matosinhense Sara Miguel cujo lançamento, a que a Câmara de Matosinhos se associa, acontecerá já no dia 18 de março no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, pelas 18h00.
Sobre o livro é possível dizer: Há coisas por dizer. Muitas coisas, muitas vezes. Há coisas que se dizem em olhar, coisas que se dizem em tocar, coisas que por não se dizer já são tão claras como esse silêncio. E depois há as outras coisas, as que queremos transportar para fora de nós, para que se façam corpóreas e tangíveis, no outro. Essas são as coisas que temos de dizer em palavras. Baixinho.
Sobre a autora: Sara Miguel nasceu no Porto a 21 de Fevereiro de 1987 e, provavelmente, trouxe já de nascença uma atracão incontornável e quase inexplicável pelo mundo artístico. Talvez mais por necessidade do que por escolha, desde cedo começou a cantar e a dedicar-se ao estudo da música e na adolescência viu-se a transformar os seus dilemas e deambulações interiores em textos poéticos.
Passou brevemente pela faculdade de Psicologia, tendo depois optado por seguir a sua paixão verdadeira e licenciar-se em Canto Jazz na Escola Superior de Música do Porto. Em 2012 lançou o primeiro disco em seu nome, “Monção” e desde aí, tem-se dividido entre a performance e o ensino artístico, estando ainda por definir qual das duas vertentes lhe dá mais prazer.
Apesar de na altura das decisões lhe parecer que enveredar por uma carreira musical seria um dos atos mais corajosos da sua vida, talvez hoje considere que a coragem maior foi editar a sua poesia e torná-la visível a todos, algo que nunca imaginou fazer durante os quase 15 anos em que guardou textos na gaveta.
Em 2014 mudou-se para a Ilha Terceira (Açores) de malas e bagagens e por tempo indefinido, em busca de experiências novas e enriquecedoras e de uma atmosfera e ritmo de vida mais propícios à fertilidade criativa, quer na esfera das palavras, quer na dos sons. “Palavras Baixinho” é o seu primeiro livro.