“Paisagens do Imaginário”. É este o nome da exposição de pintura de Abreu Pessegueiro que foi inaugurada no dia 7 de Novembro, na Galeria Municipal de Matosinhos, pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Vereador Fernando Rocha e que vai estar patente até ao dia 13 de Dezembro.
“Paisagens do Imaginário”. É este o nome da exposição de pintura de Abreu Pessegueiro que foi inaugurada no sábado, dia 7 de Novembro, pelas 17 horas, na Galeria Municipal de Matosinhos, pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Vereador Fernando Rocha e que vai estar patente até ao dia 13 de Dezembro.
Trata-se de uma exposição com carácter temático, actual e retrospectivo, de uma parte da obra de Abreu Pessegueiro.
Rocha de Sousa escreveu no catálogo da exposição, “a sua ideia passa por uma certa relação dialéctica, em pausa, entre a inevitável bidimensionalidade do plano e uma ilusória terceira dimensão, entre volumes representados, redimensionados pela distância induzida, e as sombras, as claridades, sobreposições que asseguram, em profundidade, a escala das partes. Esta procura de «romper as duas dimensões do suporte ao introduzir relevo, quer nos desenhos que o traduzem quer nas pinturas trabalhadas com organza», parece estabelecer uma invulgar ligação entre o trabalho pictórico do autor e a arquitectura”.
Fátima Pombo afirma que “a pintura de Abreu Pessegueiro também se define pela unidade, pela forma pura e pela ordem e, nessa medida, toca a ânsia de purificação que se defende na filosofia da arte em Platão”.
Esta exposição vai contar com duas visitas do artista: uma no dia 21 de Novembro pelas 16h00 e no outra no dia 12 de Dezembro igualmente às 16h00.