
“Histórias de Matosinhos” perpetuadas na obra do artista no Parque 25 de Abril
A inauguração da obra decorreu ontem, sábado, pelas 16 horas, e contou a presença do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, do vereador da Cultura, Fernando Rocha e o artista José Emídio.
Vinte anos depois da sua inauguração no Parque 25 de Abril, a 6 de maio de 1996, o painel cerâmico “Histórias de Matosinhos” foi integralmente restaurado pela Câmara Municipal de Matosinhos no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico. Para além do restauro, o verso desta obra de arte ganhou agora um novo trabalho, “Histórias de Matosinhos II”.
Depois das lendas e dos ícones retratados no primeiro mural, “Histórias de Matosinhos II” inclui referências à tradição da pesca e à Lenda do Bom Jesus de Matosinhos, mas também a alguns elementos contemporâneos, como o novo terminal de cruzeiros de Leixões ou a escultura “She Changes”, da artista norte-americana Janet Echelmaní. Predominam, como na primeira obra, os tons azuis e amarelos, remetendo para a imagética costeira, solar e marítima de Matosinhos (ver imagem em anexo).
Nascido em Matosinhos a 7 de maio de 1956, José Emídio é hoje um nome incontornável das artes plásticas nacionais, com obra espalhada por todo o país e exposições realizadas em vários pontos do território nacional. Ainda este ano a Galeria Municipal de Matosinhos acolheu “Voltar”, uma grande exposição antológica da obra do artista, constituída por mais de meia centena de obras, entre pinturas, objetos e cerâmica.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
