Concerto juntou a Orquestra de Jazz de Matosinhos e a Escola Secundária Augusto Gomes.
O espetáculo, de entrada gratuita, teve início pelas 21h30, e constituiu o resultado de um trabalho de cinco meses realizado pela Orquestra de Jazz de Matosinhos com um grupo de alunos da Escola Secundária Augusto Gomes.
A Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) lançou a rede à Escola Secundária Augusto Gomes (ESAG) para mais uma “Grande Pesca Sonora”, um projeto que envolveu cerca de 80 alunos da Escola Secundária Augusto Gomes e que culminou, no dia 27 de março, com um grande concerto que juntou jovens e músicos da big band.
E o resultado esteve à vista de todos quantos estiveram presentes no concerto que decorreu no Salão Paroquial de Matosinhos. Os antigos pregões de rua de Matosinhos foram transpostos para a música e cruzados com os padrões tradicionais na escrita para "big band" de jazz e fizeram eco na noite da passada sexta-feira.
O Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, marcou presença no evento que teve como objetivo dar a conhecer aos alunos e à população um pouco mais do mundo musical em que se move a OJM e partilhar ferramentas e modos de trabalho usadas nesse contexto.
O concerto "Padrões e Pregões" integra-se no projeto Grande Pesca Sonora, que a OJM tem vindo a desenvolver com ESAG e que, no ano passado, teve já uma primeira edição simbólica.
Sob a coordenação de João Pedro Brandão, músicos e estudantes subiram ao palco e mostraram o que acontece quando, todos juntos, reinterpretam antigas sonoridades. Padrões urbanos caraterísticos da cidade de Matosinhos (imagens, sons, movimentos, frases e, claro, pregões) foram recolhidos e reinterpretados pelos alunos segundo uma lógica multidisciplinar.