Edição deste ano dedicada ao presente e ao futuro da Europa
José Pacheco Pereira foi o orador convidado pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, para a sessão inaugural da décima edição do festival LEV- Literatura em Viagem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Uma viagem sobre cinco quilómetros de livros evocando desde Homero, a Camões, Tchékhov, Thomas Mann, entre outros viajantes da literatura, recordando a dureza da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais ou do armário chamado Inferno que, algures na sua juventude, ousou descobrir como o abrir para ter acesso a livros considerados proibidos pela abordagem de relações amorosas que a esta distância lhe parecem ingénuas.
Historiador, ensaísta e político, José Pacheco Pereira abordou as viagens nos livros, na História e na ficção perante uma plateia cheia de figuras ligadas à cultura. Entre elas, estavam o Vice-Presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a deputada da Assembleia da República, Luísa Salgueiro, e muitos dos escritores que vão participar durante este fim de semana no Festival Literatura em Viagem.
![]()
José Pacheco Pereira nasceu no Porto, em 1949. Participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, e dirigente do PSD. Publicou mais de uma dezena de livros sobre História e Política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da SIC Notícias Ponto Contraponto e faz parte do painel do mais antigo debate político português: a Quadratura do Círculo. É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera. Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objetos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.
A conferência protagonizada por Pacheco Pereira abriu oficialmente a décima edição do LEV. Até ao próximo domingo cerca de duas dezenas de autores, distribuídos por oito meses redondas, debatem as narrativas e os caminhos da Europa.
![]()
![]()
![]()
Para o segundo dia do LEV o programa é o seguinte:
Sábado, 14 de maio
Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
10h00-13h00- Oficina “Escrevi um livro, e agora?
Com Paulo Ferreira
Galeria Municipal
15h00- Mesa Elsinore: “A volta ao mundo em 80 mundos” com Gonçalo Cadilhe e Paulo Moura, numa conversa moderada por Francisco José Viegas
16h00- “Contrato sentimental” com Lídia Jorge e Patrícia Reis
17h00- “Nomad Talks”- Segredos da Pérsia com Filipe Morato Gomes, numa conversa conduzida por Tito Couto
17h45- “Entrevista de vida” a Claudio Magris por Rui Tavares
