
Debates prosseguem na próxima semana em Matosinhos e Leça da Palmeira
O auditório da Junta de Freguesia de Guifões recebeu na noite de ontem mais uma sessão do ciclo de debates com a população “Ouvir Matosinhos”.
Neste périplo pelas antigas dez freguesias de Matosinhos, e tendo já passado por São Mamede, Senhora da Hora, Perafita, Lavra, Santa Cruz do Bispo, Custóias, Leça do Balio e Guifões, a Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, tem vindo a ouvir as populações, as suas principais preocupações e contributos para a ação autárquica futura.
E foi uma vez mais uma sessão muito participada com cerca de uma centena de pessoas a marcar presença neste encontro moderado por Joaquim Pereira da Silva, Presidente da Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões.
A Presidente da autarquia e o Presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guiões, Pedro Gonçalves, estiveram à conversa com os participantes, tendo como base a habitual apresentação de Luísa Salgueiro com o balanço dos dois anos do mandato autárquico e dos projetos realizados nas várias áreas de atividade, realçando também algumas das mais importantes medidas para o ano de 2020, nas quais se destacam a diminuição do IMI e a isenção de derrama para empresas com volumes de negócios até 150 mil euros.
A sessão contou ainda com a participação da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, do Vereador da Educação e Qualificação Ambiental, António Correia Pinto, do Vereador dos Recursos Humanos e Formação, Valentim Campos, da administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, e do Presidente da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e da Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.
Em relação a Guifões a edil matosinhense realçou os projetos de apoio à formação desportiva de 234 atletas de vários clubes de Guifões, o apoio para obras, viaturas ou atividades de algumas associações, as obras de conservação da via pública na Rua da Lomba, Rua Teófilo Carvalho dos Santos, Rua Monte dos Pipos, Rua Porto Mouro, Rua do Salvado, Rua da Regedoura e Travessa da Regedoura, e outras obras como o Corredor Verde do Leça, o Parque Infantil do Esquinheiro, a Rua José Americano e o Jardim de Infância da Escola Passos Manuel (projeto).
Chamada a população a intervir os assuntos mais versados relacionaram-se com a falta de passeios e recuperação e manutenção de ruas, com grande enfoque na Rua de Tourais, transportes, mobilidade e estacionamento, educação, nomeadamente o abandono da Escola Passos Manuel, o recreio da Escola Irmãos Passos, mas também questões relacionadas com ambiente, limpeza de arruamentos, questões de âmbito cultural, e também assuntos de índole urbanística.
Houve ainda lugar a uma intervenção com um agradecimento pela iniciativa de ouvir os moradores e pelo apoio dado ao Guifões Sport Clube.
O ciclo de debates com a população prossegue na próxima semana com sessões em Matosinhos e Leça da Palmeira.
Veja aqui o calendário das duas últimas sessões:
- 25 DE NOVEMBRO - 21h30
MATOSINHOS - SALÃO NOBRE GUILHERME PINTO / AUDITÓRIO DA JUNTA - 26 DE NOVEMBRO - 21h30
LEÇA DA PALMEIRA - CENTRO FRANCISCANO DE LEÇA DA PALMEIRA
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
