Com o objectivo de Reflectir e Construir Estratégias para a Qualidade de Vida das crianças e jovens, a Câmara Municipal de Matosinhos desenvolveu mais um certame que se realizou nos dias 27 e 28 de Outubro.
Com o objectivo de Reflectir e Construir Estratégias para a Qualidade de Vida das crianças e jovens, a Câmara Municipal de Matosinhos desenvolveu mais um certame denominado “Os Primeiros Passos da Infância a Caminho da Adolescência”.
A conferência, com um numeroso número de participantes, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho nos dias 27 e 28 de Outubro e incluiu um seminário sobre diversos assuntos relacionados com esta temática tão vasta, bem como Workshops/grupos de discussão.
A abertura coube ao Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, seguindo-se o painel I com a moderação da Vereadora da Acção Social e Saúde da autarquia, Dra. Luísa Salgueiro e o Prof. Dr. Laborinho Lúcio como orador sobre o tema “Os Direitos das Crianças e Adolescentes”. A manhã seguiu com a apresentação da Dra. Adelaide Morais sobre “A Institucionalização da Criança” ficando concluída com a Dra. Paula Leal que falou sobre “Estratégias de intervenção e respostas para o processo de autonomização dos jovens”.
Após um período de debate e a paragem para almoço, a tarde começou com o Dr. Rui Ramos a falar sobre o tema “A Idade dos Porquês? Como abordar a sexualidade nas crianças”, seguindo-se a Prof. Dra. Júlia Formosinho (e equipa) com a “Estimulação precoce em relação à questão do sucesso escolar e o Vereador da Educação e Formação da autarquia, Prof. Correia Pinto, que falou da experiência de Matosinhos, abordando a intervenção precoce desenvolvida pela Câmara Municipal.
O dia 27 de Outubro culminou com a intervenção do Prof. Dr. José Pinto da Costa sobre o tema “Sinais e sintomas de abuso/maus tratos nas crianças. Como detectar? Como orientar?” e um espaço para debate, para comentários, colocação de questões ou dúvidas sobre as matérias anteriormente versadas.
O dia seguinte, último do certame, incluiu uma série de workshops temáticos e grupos de discussão, com a participação de cerca de 90 pessoas, bem como a apresentação das principais conclusões desenvolvidas pelos diversos grupos de trabalho.