É já percetível para quem passa junto ao Forte Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira, a azáfama sentida em torno dos preparativos deste evento.
As tendas ainda cobertas, as bandeiras, o barulho dos martelos, as tábuas que circulam de um lado para o outro, os escadotes, as carrinhas que descarregam todo o material, a instalação de iluminação em toda a zona envolvente, deixam antever um pouco do que se espera a partir de amanhã. Tudo estará pronto para receber os “Piratas”, de 28 a 30 de Setembro. Uma equipa trabalha arduamente na montagem de todo o cenário e na segurança de quem nos visitará nos próximos dias.
Este evento promete animar e dar a conhecer o património histórico e cultural de Matosinhos, numa recriação inédita que nos proporciona uma viagem no tempo, mais precisamente até meados do século XIV.
Naus, galeões, patachos e caravelas, que asseguravam o comércio marítimo, resistem aos ataques de normandos, mouros, franceses, ingleses e holandeses. A coroa portuguesa contrata corsários para fazer face às pilhagens e assaltos das embarcações inimigas.
Para combater os ataques dos piratas, tomaram-se medidas de prevenção como a vigilância das praias de dia e de noite e a construção de fortificações. Exemplo disso é o Forte de Nossa Senhora das Neves, também conhecido como Castelo de Leça, onde irá decorrer a recriação histórica dos Piratas.
O programa é muito variado e destina-se a todo o tipo de público. Da caça ao tesouro ao baile de máscaras, do leilão de escravos ao rapto de freiras, do julgamento dos piratas aos manjares da época, passando pelos cortejos históricos, músicas e serenatas, malabares de fogo e pirotecnia, auto-de-fé, até às artes e ofícios tradicionais daquela época. Mas há mais! Muito mais! Em Leça da Palmeira, irá deparar-se com ciganos e saltimbancos, artesãos e figuras da época como sopradores de vidro, ferreiros, fabricantes de cestas, oleiros, barbeiros, dentistas, ardinas, tanoeiros, carpinteiros, mineiros, ourives e banqueiros, relojoeiros, costureiras, escultores, boticário, e deliciar-se com as lojas de café, chá e chocolate.
“Os Piratas” fazem parte da história- documentada- de Matosinhos e estão de regresso 800 anos depois. Não perca esta aventura! Traga a sua família! Convide os seus amigos!