Segundo dia de aventuras
Durante três dias, o Forte Nossa Senhora das Neves é palco da grande aventura dos Piratas em Leça da Palmeira, que termina hoje. O forte e a sua zona envolvente são o cenário para uma viagem no tempo cheia de animação, mais precisamente até ao século XIV.
Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 5 de dezembro de 1961, o Forte Nossa Senhora das Neves começou a ser construído em 1651. Atualmente é a sede da Capitania de Leixões, mas acolheu outrora a Alfândega do Porto e a secretaria do Porto de Leixões. Contudo, muitos dos visitantes desconhecem o significado da planta de estrela de quatro pontas ou até a sua importância na linha de defesa da nossa costa, após a restauração da independência em 1640, contra os ataques dos espanhóis e dos corsários.
A aventura “Os Piratas” continua pelo dia de hoje. Esta recriação histórica, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos com o objetivo de dar a conhecer o património histórico e cultural do território, é visitada por milhares de pessoas, principalmente por famílias com crianças, Os mais novos vibram de entusiasmo ao interagirem com as personagens da época, representantes das várias artes e ofícios.
Além das atividades previstas no programa, aproveite para conhecer o artesanato, provar a doçaria conventual, experimentar as ervas milagrosas, percorrer as tendas da sangria, cerveja e ginjinha, deliciar-se com as sandes de porco no espeto, o pão com chouriço ou as fogaças.
Destaque, ainda, para o espetáculo de encerramento “A Praia dos Piratas”, no Porto de Abrigo, pelas 21h30.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
