Seminário contou com a presença de cerca de 250 participantes
“Que Novos Caminhos Para a Educação em Matosinhos?” foi o tema do seminário que decorreu hoje, dia 10 de julho, nos Paços do Concelho. Esta iniciativa da Câmara Municipal surge na sequência da implementação do Projeto Educativo Municipal de Matosinhos, contando com a participação dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do concelho, bem como com oradores de outras entidades de caráter educativo e social e de instituições do Ensino Superior.
A comunidade educativa aceitou o repto lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos e o Salão Nobre dos Paços do Concelho ficou repleto de uma plateia interessada em debater os novos caminhos da educação. Coube ao Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, dar as boas vindas aos palestrantes bem como iniciar a reflexão com uma intervenção centrada no tema “ESCOLICIDADE – A Cidade na Escola / A Escola na cidade”.
“Eu sei que temos uma comunidade educativa muito empenhada nas coisas que temos que fazer mas ao olhar para esta sala repleta, tenho mesmo a certeza que este comunidade está engajada nos assuntos que nos dizem respeito. Quero propor-vos novos desafios que decorrem da consciência que todos nós temos do ponto de situação em que nos encontramos” referiu o autarca.
“Quero convocar-vos para o esforço de ajudar a Câmara Municipal de Matosinhos, ajudar a criar um futuro para os nossos filhos e os nossos netos. Do ponto de vista estrutural, hoje está tudo feito para que a nossa comunidade não tenha necessidades, mesmo que aqui ou ali falte alguma coisa. O que falta é a capacidade da nossa comunidade acreditar em si própria e conseguir ser criativa, empreendedora e responder com iniciativas de modo a que o emprego se vá gerindo”, explicou o Presidente da Câmara que apelou ainda a um engajamento cada vez maior, mais cúmplice entre escola e cidade. As atividades desenvolvidas nas escolas devem ser transportadas para a comunidade para que delas partilhem e para que usufruam dos eventos “maravilhosos” que as escolas preparam em conjunto com os alunos. Mas, por outro lado, a comunidade escolar deve usufruir do que a cidade tem para lhe dar: museus, espetáculos culturais, recriações históricas, etc. Esta “escolicidade” será um ponto de encontro feliz para todos os setores da sociedade.
A moderação do debate ficou a cargo do Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto. Marcaram presença neste seminário a Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Palmira Macedo, o Vice-presidente, Dr. Eduardo Pinheiro, e a Vereadora da Educação, Dra. Lurdes Queirós.
A responsabilidade do segundo painel foi do Prof. doutor José Matias Alves, da Universidade Católica do Porto, que abordou a temática do papel dos municípios em matéria da Educação.
O terceiro painel, na parte da tarde, versou projetos de prevenção da indisciplina em Matosinhos. Elisabete Pinto da Costa, da Universidade Lusófona, falou sobre Mediação de conflitos em contexto escolar; a Dr.ª Isabel Pina, do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, apresentou o PEMAC – Plano estratégico de melhoria das atitudes e dos comportamentos.
Houve ainda lugar para a apresentação dos dados preliminares dos inquéritos aplicados no âmbito do PEMM – Projeto Educativo Municipal de Matosinhos.
O quarto painel, dirigido pela Prof.ª Doutora Ilídia Cabral, da Universidade Católica, incluiu a apresentação aos palestrantes do Programa Mais Sucesso Escolar.
Com um balanço extremamente positivo pelo elevado número de participantes e pelas temáticas abordadas, o seminário terminou com a intervenção do Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto.
![]()
