Recriação histórica do casamento entre o Rei. D. Fernando e Dona Leonor Telles no Mosteiro de Leça do Balio.
El- Rei D. Fernando chegou ontem a Leça do Balio, tendo sido recebido em ambiente de festa para a realização do seu casamento com Dona Leonor Telles, naquele que terá sido o primeiro casamento romântico da monarquia portuguesa.
D. Fernando anula o casamento a que D. Leonor, cognominada “a Aleivosa”, se encontrava vinculada e, contrariando o descontentamento do povo e reprimindo violentamente os seus protestos, enamorado, toma-a como sua esposa no Mosteiro de Leça do Balio, em 1372.
Contra a opinião de muitos nobres e poderosos do reino, D. Fernando torna D. Leonor Rainha de Portugal e atribui-lhe dote e regalias, seguindo-se o beija-mão pela clerezia e fidalguia.
Setecentos e quarenta e dois anos depois, o polémico matrimónio – que esteve na origem da crise de 1383-1385 – volta a ser reconstituído no encerramento da nona edição da feira medieval “Os Hospitalário no Caminho de Santiago”, que termina hoje com o espetáculo Demuus.
Ao longo de quatro dias, o Mosteiro de Leça do Balio regressa à época medieval. Artesãos trabalhando ao vivo, um circo de saltimbancos e malabaristas, guerreiros terçando armas, peregrinos arribando ao mosteiro, jograis interpretando música a condizer, ordenação de cavaleiros, tabernas ruidosas e até uma comitiva de músicos moçárabes vindos do emirado de Granada são alguns dos atrativos da edição deste ano.
![]()
A reconstituição do casamento de D. Fernando e Dona Leonor Telles está agendada para as 17 horas. São esperados milhares de pessoas a assistir à recriação deste episódio histórico.
Do programa do último dia, e para além do mercado onde é possível comprar uma vasta gama de produtos de inspiração medieval aos mais de duzentos artesãos presentes, desfrutando também dos comeres e beberes da época, fazem ainda parte números musicais, torneios a cavalo, oficinas para os pequenos guerreiros, demonstrações de armas ou a recriação da Lenda do Ferro Caldo.
![]()
“Os Hospitalários no Caminho de Santiago” é uma iniciativa da Câmara Municipal que visa promover os Caminhos de Santiago no Concelho de Matosinhos, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal e sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.
Este local, recorde-se, desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica, e continua, ainda hoje, a ser um local de referência e passagem obrigatória para quem, nesta região, percorre os Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade. Os caminhos de Santiago são hoje, como no passado, e para lá da sua vocação religiosa, veículos privilegiados de difusão e enriquecimento cultural, artístico e recreativo.
![]()
O programa para hoje é o seguinte:
Dia 14 - Domingo
12h00
Ronda pelo mercado dos Beleguins e Aguazis (Mercado); Música e arruadas (Animação pelo Mercado)
13H00
Mostra de armas (Largo do Mosteiro); Circo Piccolo; Acrobacias e Malabarismo (Parque das Varas);
Os Druidas Viajantes (Largo do Mosteiro)
13h30
Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira; O Rufo dos Tambores (Mouraria)
14h00
Os sons das flautas e pandeiros (Envolvente ao Mosteiro);
Mostra de armas pelos cavaleiros vilões do Burgo (Parque das Varas)
15h00
A Arte da dança do ventre e a Arte do Encantador de Serpentes (Parque das Varas);
Demonstrações de Falcoaria (Largo do Mosteiro)
16h00
O Rufar dos Tambores (Parque das Varas); Malabarismo dinâmico (Largo do Mosteiro)
17h00
Recriação histórica do Casamento de D. Fernando e D. Leonor (Palco)
18h00
Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas); Dança do Ventre e a Arte do Encantador de Serpentes (Mouraria)
19h00
Torneio Medieval a Cavalo (Liça); Bufarinheiros (Envolvente ao Mosteiro)
20h00
Gaitas e tambores (Mouraria); Circo Piccolo (Largo do Mosteiro)
Os Bobos Acrobatas (Parque das Varas)
21h00
Concerto “Al Caravan” (Palco); Rufos de tambores (Mouraria)
Cetraria e Falcoaria (Parque das Varas)
21h30
Cortejo dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado)
22h00
Demuus (Largo do Mosteiro)
