Mário Laginha, na música, e João Borges no design, desenvolveram um projecto de fusão, a pedido da Câmara Municipal, entre estas duas formas artísticas a que deram o nome de Cosmolodias.
Mário Laginha, na música, e João Borges no design, desenvolveram um projecto de fusão, a pedido da Câmara Municipal, entre estas duas formas artísticas a que deram o nome de Cosmolodias. Os dez temas que compõem esta obra foram inicialmente gerados em desenho como pré-música. Os desenhos foram posteriormente animados, em forma de videogramas, com a influência da melodia.
No sábado, dia 27 de Junho, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto inaugurou a exposição na Galeria Municipal junto à Biblioteca Florbela Espanca.
A exposição, patente até ao dia 12 de Julho, consta da projecção da obra “Cosmolodias” em espaços preparados e separados por modelações cénicas. O livro/booklet “Cosmolodias” integra um DVD e um CD, o que permite ver e ouvir a obra. Quem esteve presente teve oportunidade de falar com os autores, que realizaram uma sessão de autógrafos. Destacam-se as presenças do Vereador da Cultura, Fernando Rocha e da Vereadora Luisa Salgueiro.
O concerto ao vivo, com os dois intervenientes, estava previsto realizar-se na noite de sábado, pelas 22 horas, no Lago da Biblioteca, com projecção na fachada. Contudo, devido às más condições climatéricas, o concerto foi adiado para o dia 4 de Julho, pelas 22h00.
No varandim da Biblioteca Florbela Espanca, tendo por baixo o espelho d’água, Mário Laginha interpretará ao piano a parte musical, enquanto João Borges editará as imagens animadas, projectando-as em formato gigante na parede do edifício. As imagens e o som poderão ser vistas a bastante distância, caso a noite o permita.
Não perca no próximo sábado, dia 4 de Julho, pelas 22 horas, um momento único de pura fusão entre a música e o design com Mário Laginha e João Borges.