Concerto promovido pela Câmara de Matosinhos faz parte da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016.
A Orquestra Sinfónica do Porto subiu ao palco da Sala Suggia da Casa da Música no final da tarde de ontem, 20 de março, para interpretar obras de Sergei Rachmaninoff (Concerto para piano e orquestra nº 1) e de Modest Mussorgski/Maurice Ravel (“Quadros de uma exposição”).
O concerto, promovido pela Câmara de Matosinhos, insere-se na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016 e na Temporada da Música Clássica em Matosinhos 2016 e teve entrada gratuita.
A direção musical ficou a cargo de Martin André e ao piano esteve João Xavier.
O espetáculo contou com a presença da parte da Câmara de Matosinhos do Vice-Presidente, Eduardo Pinheiro, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha. Da Casa da Música estiveram presentes Jorge Castro Ribeiro, Vice-Presidente, Augusto Pedro Lopes Cardoso, Administrador, Paulo Sarmento e Cunha, Diretor Geral e António Jorge Pacheco, Diretor Artístico.
A origem da Orquestra Sinfónica do Porto remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, que desde então passou por diversas designações. Desde julho de 2006 que integra a Fundação Casa da Música.
A Orquestra Sinfónica do Porto conta com 94 instrumentistas permanentes, o que lhe permite executar todo o repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI.