Concerto em torno do álbum de Carlos Bica que, vinte anos depois do lançamento, continua a ser considerado um dos melhores discos de jazz português de sempre.
O auspicioso ano de 2014 não encerra sem que a Orquestra Jazz de Matosinhos assine uma derradeira parceria artística. Depois de ter atuado com nomes como Mayra Andrade, Manuela Azevedo, Kurt Rosenwinkel, Sofia Ribeiro ou Peter Evans, a big band preparou um autêntico festim de natal com o projeto que, vinte anos depois do lançamento, apresentará um dos melhores álbuns de sempre do jazz nacional - «Azul», de Carlos Bica – com uma nova roupagem. A estreia acontece já no domingo, 14, na Casa da Música do Porto.
Para a ressurreição comemorativa de «Azul», a OJM preparou novos arranjos para vários temas do repertório do trio Azul, que conta com cinco álbuns editados sob a liderança de Carlos Bica, cujo contrabaixo está também convocado. Para além de Bica, o espetáculo contará com a presença dos dois outros elementos do trio Azul, o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black.
Depois da Casa da Música, o mais recente projeto da OJM rumará ao Teatro Viriato, em Viseu, onde atuará no dia 19 de Dezembro, e ao Teatro Virgínia, de Torres Novas, onde as novas versões de «Azul» poderão ser escutada no dia 20.