Grande concerto na Real Vinícola
A inauguração das novas instalações da Orquestra Jazz de Matosinhos continua a dar que falar. O programa associado a este evento culminou ontem com um concerto no exterior da Real Vinícola.
Assim, pelas 22h00 de ontem, 22 de setembro, as atenções centraram-se no pátio exterior à nova sede da OJM na Real Vinícola com a big band a partilhar o palco com Manel Cruz, um reencontro depois do êxito do espetáculo em junho, na Casa da Música.
Com entrada livre, este concerto fez recordar as músicas dos Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido e Supernada, que receberam novos arranjos, mas também standards de Jazz com letras da autoria de Manel Cruz.
Um concerto memorável, que ficará para sempre marcado na história desta formação musical e que contou com a presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Manel Cruz é atualmente membro dos grupos rock Pluto e Supernada, e possui também um projeto a solo designado Foge Foge Bandido. Celebrizou-se como vocalista dos extintos Ornatos Violeta, uma banda portuguesa de rock alternativo, com fusão de algumas outras tendências, incluindo o ska e o jazz, originária da cidade do Porto.
Recorde-se que este concerto se insere numa programação mais vasta que a OJM preparou como forma de festejar a concretização deste sonho antigo, a mudança para uma nova casa.
A OJM preparou, assim, dois dias de festa, com uma programação diversificada onde se incluíram concertos e visitas guiadas ao espaço, abertos à população, que prontamente respondeu, manifestando o seu interesse em fazer parte desta celebração.
Durante todo dia de ontem foi possível visitar o espaço de trabalho da OJM, cerca de 700 m2, que incluem estúdio de gravação, salas de ensaio e espaços de apoio que constituem um centro de trabalho e investigação inovador, onde se vão explorar, testar e implementar novas formas do uso da tecnologia na promoção da excelência musical e no desenvolvimento de novos paradigmas na educação musical. O espaço acolhe também os escritórios da Associação Orquestra Jazz de Matosinhos e as atividades do serviço educativo, complementando o trabalho já desenvolvido nas escolas do concelho e com a Orquestra de Família de Matosinhos.
A Orquestra Jazz de Matosinhos foi criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, e, pode-se dizer, que é um laboratório permanente, que não esquece a tradição das grandes big bands do passado, mas promove continuamente a criação, a investigação, a divulgação e a formação na área do jazz, cruzando a ambição internacional com o sentido de responsabilidade local.
Constituindo uma autêntica orquestra nacional de jazz, apresenta repertórios de todas as variantes estéticas e de todas as épocas do jazz, assumindo-se como um fórum alargado de compositores e músicos, lançando pontes, estabelecendo parcerias e produzindo um repertório nacional específico para big band contemporâneo, versátil e diverso.
Dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo, a OJM tem colaborado com nomes tão diversos como Maria Schneider, Carla Bley, Lee Konitz, John Hollenbeck, Jim McNeely, Kurt Rosenwinkel, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Bica, Ingrid Jensen, Bob Berg, Conrad Herwig, Mark Turner, Rich Perry, Steve Swallow, Gary Valente, Dieter Glawischnig, Stephan Ashbury, Chris Cheek, Ohad Talmor, Joshua Redman, Andy Sheppard, Dee Dee Bridgewater, Maria Rita, Maria João, Mayra Andrade e Manuela Azevedo, entre muitos outros.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
