Concerto com Ricardo Toscano decorre no próximo sábado, 17 de outubro, pelas 22 horas no Cine-Teatro Constantino Nery.
Um ano depois de ter convidado a cantora Sofia Ribeiro para o primeiro concerto de um ciclo dedicado aos melhores jovens solistas do jazz português, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) retoma no sábado os espetáculos dedicados aos valores emergentes do estilo musical de “todas as imaginações” – segundo a definição do escritor argentino Julio Cortázar. O convidado para o palco do Cine-Teatro Constantino Nery é, desta vez, o saxofonista Ricardo Toscano, considerado “uma voz firme do jazz nacional” pelo crítico Fernando Pires de Lima.
No concerto do próximo sábado, Ricardo Toscano e a OJM darão corpo a uma viagem pela história do jazz, de Jelly Roll Morton, o autointitulado inventor do género, a Maria Schneider, passando por Duke Ellington, Bob Brookmeyer e, claro, por algumas das mais emblemáticas criações da OJM, como “Sargaço” ou “Does it matter”.
Vencedor em 2011, com 17 anos, do Prémio Jovens Músicos, em quarteto com André Santos, João Hasselberg e João Pereira, Ricardo Toscano, hoje com 22 anos, tem colaborado com alguns nomes grandes da música nacional, como Carlos do Carmo, Camané, Rui Veloso e António Zambujo. Mário Laginha escolheu-o para o ciclo de concertos que está a programar na Casa da Música, culminando um ano em que Toscano também integrou a reedição do histórico Sexteto Jazz de Lisboa, ao lado de Mário Barreiros, Edgar Caramelo, Pedro Barreiros, Tomás Pimentel e Mário Laginha.
Depois de Sofia Ribeiro e Rita Maria, Ricardo Toscano é o terceiro convidado do ciclo que a Orquestra Jazz de Matosinhos tem dedicado aos novos valores do jazz português. Para o início de 2016 está já convidado o também saxofonista João Mortágua.
Fundada há 15 anos pela Câmara Municipal de Matosinhos, a OJM tornou-se numa referência incontornável do jazz nacional, atuando regularmente em alguns dos mais prestigiados palcos do país e do estrangeiro. Tem colaborado também com vozes e instrumentistas dos mais variados quadrantes musicais, como Mayra Andrade, Maria Rita, Dee Dee Bridgewater, Maria Schneider ou Kurt Rosenwinkel. O espetáculo “Our secret world”, em parceria com o guitarrista norte-americano, passará no próximo ano pelo mítico club Blue Note de Nova Iorque e pela Konzerthaus de Viena.