“Uma caixa cheia de bombons”, “uma espécie de Natal em pleno Verão”. Manuela Azevedo, a vocalista dos Clã, definiu assim o concerto que protagonizou na passada terça-feira, 1 de julho, na Casa da Música do Porto, a convite da Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM).
Perante uma plateia repleta, Manuela Azevedo interpretou temas dos Beatles, de Chico Buarque, de Tom Waits, de Rufus Wainwright, de Serge Gainsbourgh, dos Queens of the Stone Age ou dos Clã, com novos arranjos especialmente preparados para este espetáculo pelos maestros Pedro Guedes, Carlos Azevedo e Telmo Marques.
Com a participação especial também do teclista Miguel Ferreira e do guitarrista André Fernandes, o concerto voltou a pôr em evidência as qualidades que justificam o prestígio nacional e internacional da orquestra matosinhense, tendo merecido o aplauso entusiástico da plateia – que exigiu, no final, que Manuela Azevedo voltasse a cantar “A Paz Não Te Cai Bem”, dos Clã, e “I Am The Walrus”, de John Lennon e Paul McCartney.
No próximo dia 20 de julho a OJM apresentar-se-á num concerto gratuito na Praia de Matosinhos. A orquestra acompanhará desta vez a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, que já no ano passado havia colaborado com a OJM, interpretando vários dos seus temas mais conhecidos com novos arranjos especialmente criados para o concerto da Casa da Música.