A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) vai estar em destaque, no dia 16 de março, no Voll-Damm Festival Internacional de Jazz em Barcelona com a apresentação do seu novo projeto 'Jazz Composers Forum' numa série de concertos dedicados a oito prestigiados compositores ainda no ativo.
Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a OJM tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do jazz português. Sob a direção de Carlos Azevedo e Pedro Guedes e constituída por alguns dos melhores músicos de jazz da região norte do país, a orquestra desenvolve uma linha de orientação que privilegia, por um lado, a criação de um repertório próprio e, por outro lado, a organização de projetos específicos para os quais vem convidando solistas e maestros de relevo internacional.
Desde a sua criação até agora, o trabalho da OJM tem vindo a ultrapassar fronteiras e depois de atuações em Bruxelas, Milão e em Nova Iorque, no Carneggie Hall, no JVC Jazz Festival, a orquestra vai estrear o “ambicioso projeto” no Festival de Jazz de Barcelona, conhecido em todo o mundo.
Os oito compositores que serão homenageados pela orquestra de Matosinhos são os nova-iorquinos Steven Bernstein e Ohad Talmor, o canadiano Darcy James Argue e o argentino Guillermo Klein. Já os compositores europeus escolhidos são o inglês Julian Arguelles, o alemão Florian Ross, o francês Pierre Bertrand e Frank Vaganée da Bélgica.
Em comunicado, o Voll-Damm Festival Internacional de Jazz revela que estes oito compositores pretendem organizar uma comissão para criar uma obra especialmente dedicada à “inquieta orquestra portuguesa”.