A atuação da Orquestra de Jazz de Matosinhos no final da tarde de sábado, dia 14 de junho, serviu para marcar a reabertura da Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, nesta época balnear de 2014.
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Sport prepararam uma iniciativa que pretendeu aliar um dos maiores ícones ao nível da arquitetura do concelho de Matosinhos – a piscina das marés - a outro grande símbolo, de índole cultural - a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM).
Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a OJM tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do jazz português. Sob a direção de Carlos Azevedo e Pedro Guedes e constituída por alguns dos melhores músicos de jazz da região norte do país, o trabalho da OJM tem vindo a ultrapassar fronteiras e depois de atuações em Bruxelas, Milão e em Nova Iorque, no Carneggie Hall, no JVC Jazz Festival, a orquestra estreou, em Março deste ano mais um ambicioso projeto no Festival de Jazz de Barcelona, conhecido em todo o mundo.
O Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, esteve presente neste concerto da OJM, intitulado Jazz Lovers, um evento gratuito e aberto ao público em geral, apenas limitado à capacidade do espaço, que ficou completamente lotado.