Primeiro concerto é no Cine-Teatro Constantino Nery a 7 de novembro e conta com a participação da cantora Sofia Ribeiro, prémio revelação da revista francesa Jazzman
A Orquestra Jazz de Matosinhos tem um novo desafio entre mãos. Trata-se, desta vez, de trabalhar com algumas das mais significativas vozes da nova geração do jazz nacional. A primeira convidada é Sofia Ribeiro, que atuará com a OJM já no dia 7 de Novembro, no Cine Teatro Constantino Nery, em Matosinhos – uma oportunidade rara para ouvir uma das maiores revelações dos últimos anos no contexto desafiador de uma big band.
Depois de ter colaborado com cantoras como Maria João, Maria Rita, Mayra Andrade e Manuela Azevedo, a OJM apresentará desta vez um repertório assente, no essencial, em canções em português, com arranjos de Paulo Perfeito, Pedro Guedes e Telmo Marques, como é habitual, mas também de Andreia Santos, Gileno Santana e Tomás Marques, consolidando a aposta contínua da orquestra nos novos valores.
O concerto de Matosinhos incluirá alguns dos arranjos que a OJM preparou, em anteriores colaborações, para temas como “Beatriz”, “Storia, Storia” e “Agora só falta você”, acrescentados de temas selecionados da discografia de Sofia Ribeiro: “Os teus olhos”, “Bola de chumbo” e “Adversidade”. Somam-se-lhes ainda “A medida da paixão”, de Lenine, e “Maria das Mercedes”, de Djavan, com arranjos especialmente concebidos pela orquestra para este espetáculo.
Sofia Ribeiro, refira-se, estreou-se em 2006 com o disco “Dança da Solidão”, ao qual se seguiram mais sete títulos que conquistaram a crítica nacional e internacional, bem como o prémio “Révélation” da prestigiada revista francesa Jazzman (pelo álbum “Ar”, de 2012). A alemã Kultur elogiou-lhe a “voz grandiosa e afinação perfeita”. O norte-americano Bob Stoloff notou “um extraordinário ouvido e capacidade de articulação”, bem como a “interpretação sofisticada” de Sofia Ribeiro. Já o português Leonel Santos salienta a sua capacidade para “insuflar alma nas letras e não apenas cantar as melodias”.
Este novo projeto da Orquestra Jazz de Matosinhos prosseguirá em 2015 com outra cantora convidada, Rita Maria, e a continuação da aposta em novos arranjadores e repertórios para big band.