
Concerto no Mercado Municipal de Matosinhos
A Orquestra de Famílias de Matosinhos voltou a apresentar-se fora de portas deslocando-se, desta vez, ao Mercado Municipal de Matosinhos, um dos espaços mais emblemáticos da cidade, para um espetáculo itinerante onde o som ambiente, os pregões e a sinfonia dos utensílios das bancas foram o centro das atenções.
Os elementos da orquestra invadiram o espaço com as suas vozes e instrumentos para surpreender os clientes do mercado com sons, ritmos e melodias. Além dos temas criados com os contributos dos vendedores habituais do Mercado, o concerto incluiu ainda algumas composições originais da Orquestra de Famílias de Matosinhos, bem como uma canção de autoria de João Loio, intitulada “Sável”, igualmente adequada ao espaço que acolheu este concerto.
Recorde-se que, fundada em 2018, a Orquestra de Famílias de Matosinhos integra o Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM). Constituída atualmente por 30 famílias, e contando no total com cerca de 75 elementos, esta orquestra reúne-se quinzenalmente para levar a cabo um processo criativo conjunto no qual todos os intervenientes contam, e do qual resultam concertos únicos, cheios de música, mas também de abraços e de espírito de partilha. E é com este espírito que, neste concerto de sábado, clientes e vendedores foram desafiados a fazer parte desta família, onde todos cabem, culminando com este momento especial num dos mais carismáticos espaços do comércio tradicional de Matosinhos.
A coordenação do Programa Educativo da OJM está a cargo de Jorge Queijo e a direção artística da Orquestra de Famílias a cargo dos formadoras Inês Lapa, Beatriz Rola e Inês Luzio. Para este concerto o formador Henrique Apolinário dirigiu um processo criativo com os vendedores do Mercado que integraram o concerto de hoje.
Esta iniciativa faz parte do programa de animação de natal do comércio tradicional, a decorrer até 6 de janeiro, desenvolvido com o objetivo de incentivar a atividade económica nas artérias comerciais do Município, através da valorização e da recuperação da memória coletiva das principais zonas de concentração deste comércio de proximidade, integrando-se na estratégia de revitalização do comércio tradicional da Câmara Municipal de Matosinhos e contando com o apoio da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, Associação para a Revitalização da Rua Brito Capelo, Uniões de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Matosinhos e Leça da Palmeira, Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, e S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
