
A Requalificação da Orla Costeira é um dos grandes projectos que a Câmara Municipal tem vindo a implementar nos últimos quatro anos, numa revolução sem igual a decorrer em várias frentes de obra, desde a Marginal da Boa Nova até Angeiras.
O valor total do investimento ronda os 50 milhões de euros. A autarquia apostou em construir novas vias, parques de estacionamento, equipamentos, um passadiço com 9 quilómetros, e tem-no feito com grandes preocupações ambientais, estéticas, culturais, de acessibilidades, mas também com a grande preocupação de devolver o mar às pessoas assente na chancela da qualidade.
Esta jornada de trabalho incluiu, assim, uma visita à praia do Aterro e às obras do Passadiço de Ligação à Praia da Conchinha, e uma visita às obras da integração paisagística e recuperação ambiental da Ribeira da Guarda, no Cabo do Mundo.
A visita incluiu, ainda, uma passagem pelos Parques de Estacionamentos da Praia do Marreco, da Praia da Quebrada e do Funtão, obras já concluídas no âmbito do Plano de Acção para o Litoral de Matosinhos.
No final da visita, no Parque de Estacionamento da Praia da Quebrada, o Presidente da Câmara, bem como o Presidente da CCDR N, fizeram uma avaliação das intervenções financiadas pelo QREN ao nível da orla costeira, bem como do ponto de situação das candidaturas.
Segundo as palavras do Presidente da Câmara "a orla costeira de Matosinhos conheceu, graças ao apoio do QREN, uma revolução total, que no próximo ano se vai completar quando estiver executada a Via Atlântica que também já tem financiamento do QREN".
A Via Atlântica, orçada em 10 milhões de euros, é uma estrada marginal, entre o extremo norte da refinaria da Petrogal e Angeiras, na freguesia de Lavra, cuja construção começará em Outubro.
O Presidente da CCDRN, Dr. Carlos Lage explicou que a sua visita a estas obras em Matosinhos teve como única preocupação "verificar a progressão da execução dos investimentos, questão que é para a CCDRN verdadeiramente essencial".
"Matosinhos é um dos municípios que tem sabido conquistar mais financiamento de índole comunitária para o seu espaço municipal", realçou o presidente da Comissão de Coordenação Norte.
Fizeram, também, parte desta jornada de trabalho outros membros do executivo camarário, designadamente, o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felicio, o Vereador da Cultura e Juventude, Fernando Rocha e a Administradora da Matosinhos Sport, Engª Helena Vaz.

