“Há 11 anos tínhamos duas bandeiras azuis. Hoje temos dez”, declarou a Vereadora do Ambiente depois de hastear, juntamente com o Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, a Bandeira Azul da Praia do Cabo do Mundo, uma das contempladas este ano com o galardão de qualidade balnear e ambiental.
Presente na cerimónia esteve o presidente da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita.
Além da Praia do Cabo do Mundo, a ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa distinguiu as praias de Agudela, do Aterro, do Funtão, de Fuzelhas, de Leça da Palmeira, do Marreco, da Memória, de Pedras do Corgo e da Quebrada.
Joana Felício justifica os resultados positivos com a aposta da Autarquia na contínua melhoria das condições na orla costeira. Recentemente foram investidos mais de 1,1 milhões de euros na qualificação das áreas balneares do Concelho afetadas pelas intempéries.
Exemplo disso foi a intervenção realizada no passadiço da Praia do Paraíso, destruído pelos temporais do início de 2014 e que agora conta com uma estrutura de betão mais resistente às intempéries, cuja execução custou meio milhão de euros. Outros 450 mil euros foram investidos na reconstrução dos passadiços entre Leça da Palmeira e Angeiras, igualmente danificados pelo mau tempo do ano passado.
Na zona da Praia da Memória, foi reparada a iluminação led encastrada nos pilares de madeira, intervenção que custou quase 71 mil euros. Já a empreitada de regularização da desembocadura da Bacia Hidrográfica da Agudela Norte, com a instalação de válvulas especiais de retenção de maré, custou 40 mil euros.
Na praia do Funtão, a obra de requalificação ambiental incluiu a relocalização a descarga de águas pluviais da ribeira da Certagem. A intervenção custou cerca de 120 mil euros, financiada, como as anteriores, pelo Programa Operacional Valorização do Território (POVT).