
Lançamento do livro do centenário
Fundado em 1017, o Orfeão de Matosinhos comemora este ano o seu centésimo aniversário. Para assinalar a data, ontem, sábado, dia 16 de dezembro, foi apresentado o Livro do Centenário, da autoria de Joaquim Queirós e António Maia Gonçalves, numa sessão que contou com a presença da Presidente da Câmara, Luisa Salgueiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha e do Presidente do Orfeão, António Cunha e Silva.
O Orfeão aproveitou o momento para homenagear o antigo orfeonista Henrique Lopes, grande animador dos espetáculos de variedades da coletividade e para "devolver" o velho piano da centenária coletividade, agora completamente restaurado, com uma atuação do pianista José Veloso Rito.
O coral misto do Orfeão de Matosinhos, dirigido por Igor Reina, cantou ainda quatro peças de música coral.
Na sua intervenção, a Presidente da Câmara, Luisa Salgueiro destacou a capacidade de entrega dos dirigentes associativos que têm estado à frente das associações, sem os quais Matosinhos seria muito diferente, sendo o Orfeão de Matosinhos um dos grandes exemplos da importância do associativismo no concelho. A coletividade centenária apresenta à comunidade muitas atividades culturais ajudando, em conjunto com o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a dar uma nova vida à zona onde estão inseridos: a quadra marítima, em particular a Rua Brito Capelo e a Avenida Serpa Pinto.
A Presidente da Câmara enalteceu a direção do Orfeão de Matosinhos pelo lançamento do Livro do Centenário, que contou com o apoio da Autarquia, com particular destaque para o Vereador Fernando Rocha, e que permitirá às gerações mais novas e vindouras conhecer com pormenor a história de uma das mais antigas e mais dinâmicas coletividades do concelho.
O Orfeão de Matosinhos foi fundado em 1917 por iniciativa do jornal "O Badalo" (que deu origem a "O Comércio de Leixões), por José dos Santos Lessa e Joaquim da Silva Reis. Desde logo contou com um grande coro, só com vozes masculinas, mas nos primeiros anos começou logo a organizar outras atividades, tendo sido uma coletividade muito pujante até aos anos 40. Depois de um hiato, renasceu nos anos 60 e 70, mantendo em atividade um coro, durante muitos anos dirigido por Manuel Seabra, um grupo de teatro, jograis, secção de pesca desportiva, teatro de fantoches e variedades. Os bailes organizados pelo Orfeão por ocasião da passagem de ano, carnaval e pinhata foram durante muitos anos um acontecimento em Matosinhos. O coro misto do Orfeão conta com várias internacionalizações e neste momento encontra-se em fase de revitalização. Para além do coro, o Orfeão tem em atividade uma secção de pesca e outra de colecionismo. Ao mesmo tempo, acolheu a companhia de Teatro Contagiarte, que realiza cursos de teatro nas nossas instalações.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
