O Orçamento da Câmara Municipal de Matosinhos para 2016 foi ontem debatido nas instalações da Porto Business School, na Senhora da Hora.
O documento será elaborado com os contributos da população através da participação nas sessões de esclarecimento do “Orçamento Transparente e Participado”, mas não só. Dentro de dias, chegará a 80 mil caixas de correio do Concelho um folheto informativo e um inquérito para que os cidadãos se possam pronunciar sobre os projetos e as medidas previstas pelo Executivo para o próximo ano, antes de ser apreciado e votado pela Assembleia Municipal de Matosinhos.
O presidente da autarquia explicou que a dívida foi diminuindo ao longo dos anos. “Estamos a pagar cinco milhões de euros por ano de dívida, o que não tem qualquer impacto no orçamento”, frisou. Guilherme Pinto lembrou, contudo, que as receitas registaram uma quebra, nomeadamente as provenientes do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). “Tivemos que recorrer a empréstimos para fazer os investimentos necessários. Matosinhos tem as escolas, os lares de terceira idade e de deficiência… A nossa prioridade agora é conservar. Arranjar as ruas, os jardins, os parques infantis. Recuperar o património de habitação social”, anunciou o edil.
O autarca defendeu a necessidade de um posto da GNR em Perafita, uma Unidade de Saúde Familiar em Custóias, uma praça na Senhora da Hora, a qualificação da Avenida Fabril do Norte, a ligação da A28 à Senhora da Hora, e uma nova avenida entre a feira da Senhora da Hora e o Estádio do Mar.
Entre as questões levantadas pelo público destaque para a degradação do parque infantil na praceta João Villaret, a necessidade de pintar as passadeiras para atravessamento de peões em vários pontos da freguesia, a falta de condições da estação da metro da Avenida Fabril do Norte, a ligação da A4 aos Caulinos, a eventual demolição do viaduto do Norteshopping ou a degradação do Parque do Carriçal.
Presentes no debate estiveram o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Educação, António Correia Pinto, a presidente da Assembleia Municipal Palmira Macedo, e o presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta- Senhora da Hora, António Moutinho Mendes.
A próxima sessão de esclarecimento do Orçamento Transparente e Participado terá lugar no próximo dia 28 de setembro, nas instalações do Orfeão de Matosinhos, a partir das 18h00. A entrada é livre.