Educação continua a ser a grande aposta da Câmara de Matosinhos.
173 milhões de euros é o valor do Orçamento da Câmara Municipal de Matosinhos para o próximo ano. Em 2012, as Grandes Opções do Plano continuam a centrar-se na Educação, com cerca de 40 milhões de euros.
Todavia, face à indefinição relativamente aos novos limites de endividamento que o Governo pretende impor às autarquias, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, sublinhou uma redução de cerca de 20 milhões de euros que poderiam ser utilizados em projectos de dinamização da economia.
“Ao fazermos o orçamento, sem sabermos o montante permitido para o recurso a empréstimos bancários, fomos obrigados a deixar em ‘stand-by’ algumas obras nas áreas da educação, saúde e habitação. Tenho a expectativa de que a situação seja esclarecida em Maio e que as coisas se resolvam”, afirmou o edil, em conferência de imprensa, hoje, dia 15 de Dezembro, juntamente com o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto.
Ainda em relação ao Orçamento para 2012, o Dr. Guilherme Pinto sublinhou o reforço da poupança corrente, na ordem dos 4,7 milhões de euros, verba que será aplicada no financiamento de despesas de capital, como a conservação dos equipamentos e das vias municipais. Também as despesas de funcionamento sofreram uma redução, “quer em pessoal quer em aquisição de bens e serviços corrente”.
Para 2012, o Executivo aposta na racionalização das prestações de serviço e nos consumos energéticos. O Executivo prevê ainda uma taxa de execução do Orçamento de 2012 na ordem dos 70%.