O Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery recebeu na sexta à noite a ópera cómica “OS DILEMAS DIETÉTICOS DE UMA MATRIOSKA DO MEIO/ ÓPERA EM UM ATO” pelo Quarteto Contratempus.
O espetáculo, com encenação de António Durães, composição de Nuno Corte-Real e Mário João Alves (libreto), apresentou no palco uma forte interação dos instrumentistas/atores com o público, destacando-se o facto de uma parte do elenco ser constituída por elementos de um grupo de teatro amador de Matosinhos.
A história passa-se na Rússia, mais concretamente em São Petersburgo, em meados do século XIX e centra-se na matriarca Ludmila que, num encontro casual, conhece Raskolnikov, protagonista de Crime e Castigo, romance de Dostoievsky.
O Quarteto Contratempus é um grupo de música contemporânea fundado em 2008 pelos músicos Teresa Nunes (Soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima (Violoncelo) e Brenda Vidal Hermida (Piano), no contexto académico da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto.
Este grupo dedica-se a produzir e interpretar obras de música contemporânea e tem vindo a trabalhar com inúmeros compositores, libretistas e encenadores nomeadamente Fernando Lapa, Daniel Moreira, João Guilherme Ripper, Fátima Fonte, Nuno Cortê-Real, António Durães, Mário João Alves, Tiago Schwäbl, entre outros. As suas criações estrearam em Portugal, Espanha e Brasil.