
Apresentação da edição 2017 decorreu na futura Casa da Arquitectura
25 anos depois da criação do Open House em Londres e do seu alargamento a cidades de 31 países, a fundadora deste projeto, Victoria Thornton, marcou hoje presença na apresentação da 3ª edição do Open House Porto, que decorreu na Real Vinícola, em Matosinhos.
Recorde-se que o Open House surgiu com o objetivo de promover a arquitetura e o património edificado, através de visitas livres ou guiadas gratuitas a locais como casas particulares, igrejas, pontes, túneis, escolas, quartéis, palácios, bairros, museus, mercados, cemitérios, hospitais, entre outros.
Este evento terá lugar já no próximo fim-de-semana paralelamente no Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.
A organização da edição deste ano cabe apenas à Casa da Arquitectura, (depois do impulso dado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa nas duas primeiras edições) com o apoio dos municípios que compõem a Frente Atlântica do Porto.
Nuno Sampaio, da Comissão Executiva da Casa da Arquitectura, afirmou estar convicto de que é possível atingir ou até ultrapassar as 30 mil pessoas que participaram em 2016.
O roteiro da edição deste ano foi selecionado pelos arquitetos Paula Santos e Ivo Poças Martins. Os comissários do Open House Porto 2017 escolheram 60 espaços, mais nove do que na edição do ano passado.
Em Matosinhos, são 12 os locais a visitar no próximo fim -de- semana, com destaque para a inclusão do edifício da Real Vinícola.
Edificada entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul. Ligado à exportação de vinhos da “Real Vinícola” da “Méneres e & Cia”, este gigantesco complexo possuía amplos armazéns, uma tanoaria com mecanismos a vapor e até uma ligação privativa ao Porto de Leixões por intermédio de veículos em carris, puxados por animais.
Adquirido pela Autarquia, em 2000, o edifício da “Real Vinícola” foi classificado como monumento de interesse público e está a ser alvo de um intenso programa de reabilitação de forma a adequar o edifício às suas novas funções. Ainda este ano, a Real Vinícola passará a acolher a sede da a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura.
A nova Casa da Arquitectura contará com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da Real Vinícola, onde também ficará instalada a Orquestra Jazz de Matosinhos e outras empresas da área criativa. O projeto de reabilitação do imóvel é da autoria do arquiteto Guilherme Vaz.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos adiantou, aliás, que a reabilitação da Real Vinícola está praticamente concluída. O público terá a oportunidade de visitar o edifício já no próximo dia 22 de julho. Quanto à abertura oficial da Casa da Arquitectura, segundo Eduardo Pinheiro, está prevista para 18 de novembro.
Além da Real Vinícola, o roteiro do Open House em Matosinhos abrange a Casa de Chá da Boa Nova, o Farol de Leça da Palmeira, a Piscina das Marés, o Terminal de Cruzeiros de Leixões, a ESAD IDEA, o Mercado de Matosinhos, as Casas-Pátio de Souto Moura, as Quatro Casas de Siza Vieira, o Palacete Visconde de Trevões, a Escola Básica do Padrão da Légua e o Parque de Materiais e Oficinas/ Posto de Comando Centralizado do Metro do Porto.
No Porto e em Vila Nova de Gaia, destaque para locais como a Casa da Música, o Hospital Conde Ferreira, a Casa de Serralves, o Estádio do Dragão, o cemitério do Prado do Repouso, o Mosteiro da Serra do Pilar, a Ponte S. João, ou a Torre PT, no Monte da Virgem.
Este ano, o Open House apresenta ainda dois programas especiais. O Programa Caleidoscópico, organizado pela Casa da Arquitectura, destina-se a crianças e famílias e apresenta atividades gratuitas em alguns locais do roteiro, nomeadamente dança, desenho e artes plásticas. Uma das novidades é o Roteiro para a Inclusão, criado para que todos, cegos, surdos e pessoas com mobilidade reduzida, possam usufruir deste evento.
Já o Programa Plus apresenta um conjunto de atividades gratuitas que são promovidas por entidades exteriores, como música ou instalações.
Este ano, uma equipa de 220 voluntários, sobretudo estudantes, prestará apoio nos 60 locais. A edição deste ano conta ainda com 75 especialistas e autores de projeto que conduzirão 156 visitas.
Para mais informações sobre o programa ou inscrições nas visitas guiadas, consulte o site http://www.openhouseporto.com
A sessão de apresentação da Open House 2017 contou ainda com a presença do Vice-presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, do Vereador da Reabilitação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Valentim Miranda, e do Adjunto do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Guilherme Blanc.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
