Fim de semana dedicado ao património e à arquitetura.
Na véspera da primeira edição do Open House, a Câmara Municipal de Matosinhos acolheu um debate promovido pela Ordem dos Arquitetos integrado no ciclo “Roteiro pela Profissão”.
O Presidente da Autarquia, Guilherme Pinto, deu as boas vindas a todos os presentes no Salão Nobre dos Paços do Concelho, recordando tratar-se de “um edifício emblemático do poder local” da autoria do arquiteto Alcino Soutinho.
![]()
O debate, moderado pelo presidente da Ordem dos Arquitectos, João Santa-Rita, dedicado ao “Ensino, Aprendizagem e Qualidade de Vida”, incidiu sobre a formação dos arquitetos e a necessidade de acompanhar o ensino de uma consciência cívica que enquadre a intervenção sobre o espaço público.
O Presidente da Câmara de Matosinhos marcou presença ainda durante a manhã na sessão de abertura da primeira edição do Open House.
Criado em 1992 por Victoria Thornton, o Open House nasceu em Londres com o objetivo primordial de promoção da arquitetura e património edificado, através de visitas guiadas gratuitas.
Ao longo dos anos, esta iniciativa original estendeu-se a outras cidades do mundo como Nova Iorque, Barcelona, Roma, Buenos Aires, Lisboa, chegando agora ao Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, numa edição de carácter metropolitano organizada pela Trienal de Arquitetura de Lisboa, Casa da Arquitetura e os três municípios da Frente Atlântica.
A sessão de abertura do Open House decorreu na Câmara Municipal do Porto.
![]()
Acompanhado pelo autarca anfitrião Rui Moreira e pelos Vereadores da Cultura de Matosinhos, Fernando Rocha, e do Porto, Paulo Cunha e Silva, Guilherme Pinto visitou o terraço do edifício, com uma vista privilegiada para a Avenida dos Aliados, espaço público redesenhado pelos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura.
![]()
Seguiu-se uma visita à Capela de S. José, em Quebrantões, em Vila Nova de Gaia, projetada pelo arquiteto José Fernando Gonçalves, e a duas casas unifamiliares com uma piscina interior, na Praça de Liége, no Porto, da autoria da arquiteta Luísa Penha.
![]()
A visita terminou no farol da Boa Nova, em Leça da Palmeira. Inaugurado em 1927, com 46 metros de altura, é o segundo maior de Portugal e o primeiro a ter uma lanterna elétrica na zona norte do país.
![]()
O roteiro do Open House conjuga referências da cultura nacional e pequenas intervenções privadas, desde edifícios históricos até ícones premiados da arquitetura portuguesa premiada.
![]()
Ao longo do fim-de-semana, será possível visitar 42 espaços de diferentes tipologias, como o Terminal de Cruzeiros, a Torre do Burgo, a Torre dos 24, a Casa da Música, a Piscina das Marés, a Casa de Chá da Boa Nova, a Refinaria da Petrogal, a estação de metro Campo 24 de agosto, o Bairro da Bouça, o Funicular dos Guindais, o terraço do Edifício dos Paços do Concelho do Porto, a Casa do Conto, entre outros locais.
Em Matosinhos, será possível efetuar visitas gratuitas, livres ou guiadas, à Casa de Chá da Boa Nova, ao farol da Boa Nova, à refinaria de Leça da Palmeira, à Piscina das Marés, ao novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, ao Posto de Turismo de Matosinhos, à Casa da Arquitectura e à sede da empresa Estratégia Urbana.
![]()
O presidente da Autarquia, Guilherme Pinto, visitará amanhã o novo terminal de passageiros do Porto de Leixões.
ROTEIRO OPEN HOUSE PORTO 2015
EM MATOSINHOS
1. Casa de Chá da Boa Nova
2. Farol da Boa Nova
3. Refinaria de Matosinhos
4. Piscina das Marés
5. Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
6. Posto de Turismo de Matosinhos
7. Casa da Arquitectura
8. Estratégia Urbana
NO PORTO
9. Edifício Praça de Liége
10. Torre do Burgo
11. Edifício dos Maristas
12. Casa da Música
13. Casa do Conto
14. Apartamento na Bouça
15. Atelier da Bouça
16. Atelier Brandão Costa Arquitectos
17. Centro Comunitário São Cirilo
18. Centro de Sangue e Transplantação
19. Antigo Matadouro Industrial
20. Casa Braancamp
21. Torre Jornal de Notícias
22. Casa Breyner 310
23. Edifício Paços do Concelho_
24. Edifício na Rua Miguel Bombarda
25. Estação Metro Campo 24 de Agosto
26. Teatro Municipal Rivoli
27. Três Casas na Rua dos Caldeireiros
28. Casa na Cidade 3
29. Teatro Nacional S. João
30. Claustro do Mosteiro de S. Bento da Victória
31. Funicular dos Guindais
32. Casa na Rua da Vitória
33. Torre dos 24
34. Ateliers da Lada
EM GAIA
35. Teleférico de Gaia
36. Mosteiro da Serra do Pilar
37. Espaço Corpus Christi
38. Espaço Porto Cruz
39. Capela de S. José
40. Laboratório Eng. Edgar Cardoso
41. Centro Interpretativo do Património da Afurada
42. Palacete Marques Gomes
Os detalhes sobre todos os edifícios, horários das visitas e eventos estão disponíveis no site oficial do evento, http://2015.openhouseporto.com/.
A primeira edição do Open House Porto termina no domingo, com uma sunset party, na Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, a partir das 19h00. A entrada é livre.
