Terminal de Cruzeiros de Leixões foi o mais visitado
A quarta edição do Open House Porto bateu o recorde de número de visitas. Os 65 locais selecionados e distribuídos pelas cidades de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia receberam no último fim de semana 31 768 visitas.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Terminal de Cruzeiros de Leixões voltou a ser o mais visitado, tendo recebido 5553 visitas.
Pela primeira vez organizado pela Casa da Arquitectura com o apoio das três câmaras municipais da Frente Atlântica, o Open House Porto apresentou este ano como temática as arquiteturas de utilização industrial e com outros usos como habitação ou vocação cultural ou institucional.
Dos espaços selecionados pelos comissários Inês Moreira e João Paulo Rapagão, 14 estavam situados em Matosinhos e foram alguns dos mais visitados, como foi o caso do Terminal de Cruzeiros de Leixões, a Real Vinícola /Casa da Arquitectura (1969), as Quatro Casas (484), a Super Bock Casa da Cerveja (465) e os Silos de Leixões (452).
A Casa de Chá da Boa Nova, o Farol de Leça da Palmeira, a Piscina das Marés, a Câmara Municipal de Matosinhos, a Fábrica de Conservas Pinhais, o CEIIA- Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a GERMEN- Fábrica de Moagem, o PMO e PCC Metro do Porto e a Sede do Kuantokusta foram dos espaços do Concelho abertos ao público.